O processo de formação do licenciando necessita de uma série de processos que corroboram para construção do produto final, "o ser professor." Existem alguns instrumentos que auxiliam nesse percurso. O presente artigo realiza uma análise reflexiva sobre a importância de um desses pontos, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da observação em sala, analisando, entendendo e vivendo as dificuldades e perspectivas para que são necessárias para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem nas escolas públicas. Portanto, é fundamental entender que o PIBID traz uma grande importância e oportunidade para o professor em formação, ele consegue oferecer benefícios e permite o conhecer melhor o mundo escolar a partir do contato com aquele espaço que será o futuro local de trabalho deles, através da relação professor aluno dentro de escolas públicas, contribuindo assim, para o bom desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Esta análise reflexiva baseia-se em pesquisas bibliográficas e também nas experiências participativas nas aulas de Educação Física em uma turma do 6° e outra do 8° do ensino fundamental, anos finais, no período vespertino, da Escola Estadual Tarcísio Maia, localizada no município de Pau dos Ferros – RN, tendo como objetivo refletir sobre a importância desse programa na formação de professores por meio dessas oportunidades.