PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: RELATO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E AÇÕES DOS ALUNOS DO 1º ANO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E ENGAJADOS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103636 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1143 "inscrito_id" => 3613 "titulo" => "PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: RELATO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E AÇÕES DOS ALUNOS DO 1º ANO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E ENGAJADOS" "resumo" => "O relato a seguir tem por finalidade apresentar as observações da realidade no ambiente educacional, a práxis pedagógica na escola-campo EMEF São João Batista para a construção da cidadania dos alunos da turma do 1º ano “A” oportunizada pelo Programa Residência Pedagógica (PRP), mais precisamente o Subprojeto: Práxis Pedagógica em Literacia e Numeracia: construindo experiências formativas no ensino fundamental anos iniciais. O Programa RP revela-se de grande importância para a formação dos residentes, em virtude da participação em todas as ações formativas e experiências que o programa oportuniza e são imprescindíveis para a qualificação profissional do futuro professor. Para fundamentar ancoramo-nos em: L. S. Vygotsky (2001), apontando o aprendizado através da interação social. Gatti (2011), reafirmando a importância da formação inicial e Freire (1996) ressaltando a importância dos conhecimentos prévios. O Residência Pedagógica é importante para os acadêmicos da graduação, pois lhe proporciona vivenciar uma sala de aula com suas realizações e dificuldades enfrentadas. Além disso, auxilia que se enfrente os desafios que ocorrem em sala de aula buscando recursos pedagógicos e teorias no auxílio do desenvolvimento dessas crianças. As experiências boas e ruins servem como aprendizado porque todo aprendizado tem que ser absorvido por meio dessa experiência, assim nos tornamos profissionais diferentes e humanos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3613_TB1143_31082023223538.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIELE BAIA MORAES" "autor_nome_curto" => "ERIELE" "autor_email" => "erieleamoraes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103636 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1143 "inscrito_id" => 3613 "titulo" => "PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: RELATO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E AÇÕES DOS ALUNOS DO 1º ANO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E ENGAJADOS" "resumo" => "O relato a seguir tem por finalidade apresentar as observações da realidade no ambiente educacional, a práxis pedagógica na escola-campo EMEF São João Batista para a construção da cidadania dos alunos da turma do 1º ano “A” oportunizada pelo Programa Residência Pedagógica (PRP), mais precisamente o Subprojeto: Práxis Pedagógica em Literacia e Numeracia: construindo experiências formativas no ensino fundamental anos iniciais. O Programa RP revela-se de grande importância para a formação dos residentes, em virtude da participação em todas as ações formativas e experiências que o programa oportuniza e são imprescindíveis para a qualificação profissional do futuro professor. Para fundamentar ancoramo-nos em: L. S. Vygotsky (2001), apontando o aprendizado através da interação social. Gatti (2011), reafirmando a importância da formação inicial e Freire (1996) ressaltando a importância dos conhecimentos prévios. O Residência Pedagógica é importante para os acadêmicos da graduação, pois lhe proporciona vivenciar uma sala de aula com suas realizações e dificuldades enfrentadas. Além disso, auxilia que se enfrente os desafios que ocorrem em sala de aula buscando recursos pedagógicos e teorias no auxílio do desenvolvimento dessas crianças. As experiências boas e ruins servem como aprendizado porque todo aprendizado tem que ser absorvido por meio dessa experiência, assim nos tornamos profissionais diferentes e humanos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3613_TB1143_31082023223538.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIELE BAIA MORAES" "autor_nome_curto" => "ERIELE" "autor_email" => "erieleamoraes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }