Este trabalho relata a experiência de bolsistas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal União da Betânia, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O foco foi discutir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho por meio de práticas em sala de aula. A abordagem qualitativa explorou a percepção dos alunos do 9º ano, utilizando a dinâmica "Sexta-Feira Temática", onde meninos e meninas trocaram de roupas para explorar os estereótipos de gênero. O método envolveu observação e tarefas de Geografia para os alunos, abordando temas como desigualdade salarial, divisão de trabalho e dupla jornada. A análise destacou a necessidade de desconstruir preconceitos de gênero e aprofundar a compreensão dos alunos sobre as complexas barreiras que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho. A interação entre teoria e prática foi enfatizada como fundamental para uma educação sensível às complexidades sociais contemporâneas. Os resultados demonstraram que a dinâmica e os debates estimularam os alunos a refletirem sobre a desigualdade de gênero em suas vidas. O estudo enfatiza a importância do PIBID na promoção de um ambiente educacional diversificado e sensível, onde abordagens inovadoras podem moldar atitudes e comportamentos dos alunos. Além disso, ressalta o papel dos docentes em cultivar indivíduos críticos, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.