O presente relato de experiência descreve de modo sucinto a realização de dois planejamentos de aula, balizados pela proposta metodológica de projeto de pesquisa, cuja realização foi promovida em 2 semanas, totalizando 8h aula, para fins de cumprimento da Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022, que dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O referencial teórico-metodológico do trabalho baseia-se na abordagem qualitativa de natureza descritiva (observação, diários de bordo, intervenções e avaliação das atividades), bem como nas principais diretrizes e normativas no campo educacional (BNCC, LDB, DCNEB, DCNEI), além das contribuições de Kilpatrick (2010), Silva (2013), Dewey (2010) e de Nascimento e Silva (2019). Partindo do pressuposto de que o ensino na Educação Infantil com a metodologia de projetos de pesquisa pode consistir numa estratégia de mediação dos processos de ensino e de aprendizagem, busca-se analisar as contribuições deste tipo de proposta com vistas à perspectiva de mudanças das práticas pedagógicas para o trabalho com conteúdos escolares num processo interdisciplinar. A realização da proposta mostra como ocorre a interação entre professor e aluno nos processos de ensino e de aprendizagem e se apresenta também como uma possibilidade de autoavaliação sobre a postura do professor como pesquisador e mediador para a aprendizagem conteúdos escolares pelas crianças. Constata-se como principal resultado o aumento da motivação dos alunos quanto à participação nas atividades desenvolvidas em sala.