CHAMPOSKI, Maria Carvalho et al.. O jogo de rima como recurso didático. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103241>. Acesso em: 22/12/2024 16:51
Este artigo tem o objetivo descrever e refletir sobre uma prática pedagógica de desenvolvimento da consciência fonológica enfatizando rimas com alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Também tem como pressuposto, observar se a prática desenvolvida atingiu o objetivo proposto pela discente, no que concerne à consciência de sílabas dos fonemas. A atividade foi aplicada em uma escola municipal, vinculada ao Programa Residência Pedagógica - núcleo alfabetização, da Universidade Estadual de Maringá. Para fundamentar nossa prática, utilizamos da pesquisa bibliográfica de artigos, com fundamentação em vários teóricos da Educação. Partindo dos resultados da atividade aplicada constatou-se a importância de o professor planejar as aulas com intencionalidade para atingir com sucesso seus objetivos e reformular sua prática de acordo com a necessidade da turma.