O Programa de Residência Pedagógica (PRP), instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem como alguns de seus objetivos fortalecer a formação teórico-prática dos estudantes dos cursos licenciaturas e contribuir para a construção da identidade profissional dos licenciandos através da aproximação entre a Universidade e a Escola, se faz como importante potencializador no processo de construção da identidade docente, visto que através dele os graduandos ampliam significativamente suas experiências a partir das atividades de formação propostas pelo programa e toda a vivência no ambiente escolar. Para a construção deste trabalho, utilizou-se de análises feitas segundo a perspectiva dos residentes de acordo com as atividades desenvolvidas, bem como o suporte da literatura, abordando autores que tratam sobre o processo de construção da identidade docente com o intuito de fortalecer a discussão. Neste sentido, é notório a relevância do PRP durante a formação de educadores, pois a partir do momento em que os graduandos assumem um papel de liderança, enfrentam desafios, refletem sobre sua atuação docente no cotidiano e buscam desenvolver atividades inovadoras e inclusivas, de acordo com seu contexto educacional, estão construindo e desenvolvendo gradativamente sua identidade docente.