O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências formativas do primeiro bloco do programa de residência pedagógica, que envolveu formações online e presenciais. Esse programa foi desenvolvido com o intuito de aprimorar a formação prática dos estudantes de licenciatura, proporcionando a imersão dos alunos de pedagogia na educação básica. A metodologia utilizada no relato é qualitativa e bibliográfica. O referencial teórico do trabalho é constituído por Imbernón (2019), Freire (2013), Novóa (2019), Pimenta (2005), Silva (2018), Tardif (2014), Zabalza (1994). O relato está organizado em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, são apresentadas as informações sobre o trabalho. No desenvolvimento, são detalhadas todas as atividades realizadas durante a formação do primeiro bloco, e a conclusão. Esse programa é de extrema importância para os licenciandos em pedagogia pois proporciona um maior contato com a realidade escolar, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na universidade. A teoria e a prática são indissociáveis, e é nesse contexto que o futuro docente aprimora sua identidade profissional. Um dos objetivos do programa é proporcionar ao estudante a experiência de ser professor e vivenciar o funcionamento da escola.