Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA IMPRESSORA 3D PARA ENSINO DE GENÉTICA EM CONTEXTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103209 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 621 "inscrito_id" => 4694 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA IMPRESSORA 3D PARA ENSINO DE GENÉTICA EM CONTEXTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este texto trata de resultados de projeto de pesquisa e extensão que focalizou práticas no contexto do ensino de Biologia no Ensino Médio, utilizando-se dos pressupostos da cultura e Educação Maker durante o Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio. O objetivo foi produzir materiais didáticos para o ensino de genética, utilizando a impressora 3D, scanner 3D da Estação e materiais didáticos LabMaker, do IF Goiano, Campus Rio Verde, de forma a contribuir para a melhoria do ensino de genética nos anos finais do ensino fundamental. De abordagem qualitativa, utilizou-se de questionário para realização de diagnóstico. Posteriormente foram produzidos os materiais e avaliados em sala de aula, utilizando-se como procedimento a observação e registro em diário de campo. Ao produzir materiais didáticos na impressora 3D e avaliar em situações reais de sala pudemos constatar que os estudantes da educação básica se envolveram no processo de ensino, proporcionando aprendizagem significativa.Este texto trata de resultados de projeto de pesquisa e extensão que focalizou práticas no contexto do ensino de Biologia no Ensino Médio, utilizando-se dos pre" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4694_TB621_20112023092555.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA MOREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "andressamoreirajbe@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103209 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 621 "inscrito_id" => 4694 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA IMPRESSORA 3D PARA ENSINO DE GENÉTICA EM CONTEXTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este texto trata de resultados de projeto de pesquisa e extensão que focalizou práticas no contexto do ensino de Biologia no Ensino Médio, utilizando-se dos pressupostos da cultura e Educação Maker durante o Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio. O objetivo foi produzir materiais didáticos para o ensino de genética, utilizando a impressora 3D, scanner 3D da Estação e materiais didáticos LabMaker, do IF Goiano, Campus Rio Verde, de forma a contribuir para a melhoria do ensino de genética nos anos finais do ensino fundamental. De abordagem qualitativa, utilizou-se de questionário para realização de diagnóstico. Posteriormente foram produzidos os materiais e avaliados em sala de aula, utilizando-se como procedimento a observação e registro em diário de campo. Ao produzir materiais didáticos na impressora 3D e avaliar em situações reais de sala pudemos constatar que os estudantes da educação básica se envolveram no processo de ensino, proporcionando aprendizagem significativa.Este texto trata de resultados de projeto de pesquisa e extensão que focalizou práticas no contexto do ensino de Biologia no Ensino Médio, utilizando-se dos pre" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4694_TB621_20112023092555.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA MOREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA" "autor_email" => "andressamoreirajbe@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este texto trata de resultados de projeto de pesquisa e extensão que focalizou práticas no contexto do ensino de Biologia no Ensino Médio, utilizando-se dos pressupostos da cultura e Educação Maker durante o Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio. O objetivo foi produzir materiais didáticos para o ensino de genética, utilizando a impressora 3D, scanner 3D da Estação e materiais didáticos LabMaker, do IF Goiano, Campus Rio Verde, de forma a contribuir para a melhoria do ensino de genética nos anos finais do ensino fundamental. De abordagem qualitativa, utilizou-se de questionário para realização de diagnóstico. Posteriormente foram produzidos os materiais e avaliados em sala de aula, utilizando-se como procedimento a observação e registro em diário de campo. Ao produzir materiais didáticos na impressora 3D e avaliar em situações reais de sala pudemos constatar que os estudantes da educação básica se envolveram no processo de ensino, proporcionando aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.