O resumo expandido “ Explorando as Águas do Vale Jiquiriçá: Uma Perspectiva Interdisciplinar Através dos Macroinvertebrados Aquáticos” aborda a importância da interdisciplinaridade na educação, que envolve a integração de diferentes áreas do conhecimento para superar o pensamento fragmentado. Destaca-se que a interdisciplinaridade é um processo de construção do conhecimento baseado na relação do sujeito com o contexto, realidade e cultura. A interdisciplinaridade surgiu na segunda metade do século passado como resposta à necessidade nas ciências humanas e na educação. No entanto, a aplicação atual da interdisciplinaridade é desafiadora devido à complexidade de estabelecer relações entre áreas divergentes e promover o diálogo entre seus objetos de estudo. O projeto concentra-se na prática interdisciplinar na sala de aula, especialmente como é desenvolvida por licenciandos do Programa de Iniciação à Docência em uma escola pública na Bahia, Brasil. Os autores justificam o trabalho com base em sua participação em um subprojeto interdisciplinar que envolve os cursos de Ciências Biológicas e Geografia, visando trazer elementos das duas áreas para a educação básica. A seguinte obra propõe trabalhar com a biodiversidade local, especificamente com macroinvertebrados aquáticos, organismos que vivem em ambientes aquáticos e desempenham um papel crucial nos ecossistemas aquáticos. Essa abordagem interdisciplinar visa destacar a integração das áreas de Biologia e Geografia na sala de aula e compartilhar a experiência vivenciada por meio do Programa de Iniciação à Docência. Por fim, a obra discute a importância da interdisciplinaridade na educação e apresenta um exemplo de como essa abordagem pode ser aplicada na prática, utilizando a biodiversidade local e os macroinvertebrados aquáticos como ponto de integração entre as disciplinas de Biologia e Geografia.