Integrado a Política Nacional de Formação de Professores, o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações da Capes que tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura de todo o Brasil, promovendo a imersão desses graduandos em escolas públicas de Educação Básica. A permanência do estudante no Programa Residência Pedagógica torna-se objeto de estudo, devido a fatores que o pode levar a sua saída do Programa. É base neste pressuposto que este estudo tem como objetivo investigar o movimento da saída dos residentes durante a vigência do Programa Residência Pedagógica (2022-2023). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória-descritiva, por descrever o comportamento dos fenômenos, estabelecer relações entre as variáveis e possibilitar ao investigador maximizar seu conhecimento acerca de determinado fenômeno ou problemática (TRIVINÖS, 2000). Para a coleta de dados foi utilizado dados secundários coletados durante a inscrição para a seleção do Programa Residência Pedagógica (2022-2023) e aplicação de um questionário online aos estudantes egressos do PRP. Como resultados obtivemos que a maioria dos residentes por estarem concluindo a graduação não tiverem a chance de continuar na Residência Pedagógica, e que mesmo querendo permanecer no último período, as demandas impossibilitaram a sua permanência.