Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CANTALETRANDO: O USO DA MÚSICA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO DE ARAPIRACA COMO ESTÍMULO À INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – LEITURA, ESCRITA E FALA NO PIBID/IFAL.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103632
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1136
    "inscrito_id" => 6918
    "titulo" => "CANTALETRANDO: O USO DA MÚSICA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO DE ARAPIRACA COMO ESTÍMULO À INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – LEITURA, ESCRITA E FALA NO PIBID/IFAL."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo trabalhar com o ensino da língua portuguesa e suas respectivas literaturas, em sala de aula no 7° ano do Ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental Djalma Mateus Santana, na cidade de Arapiraca, no estado de Alagoas, a partir da parceria com o Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, e o Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES (2023), ao proporcionar aos discentes daquela escola a oportunidade de conhecer novas metodologias de ensino com o uso da música em sala de aula, estimulando assim, a interpretação textual, como também, a leitura, a escrita e a fala, através do Projeto CANTALETRANDO. Ao trazer clássicos de décadas passadas, como também atuais, galgando assim, o interesse natural dos aprendizes em entender melhor alguns termos utilizados, sejam eles em linguagem denotativa ou conotativa, método esse, informal e quebrador de paradigmas, facilitando assim a aprendizagem em sala de aula, sem que os discentes tenham receios de correções gramaticais e possam produzir sentidos através do contato com as letras das músicas, tanto com a percepção do uso formal como do uso informal da língua portuguesa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6918_TB1136_31082023221026.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAUDÍZIO DÍAS DE OLIVEIRA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Flaudízio Andrd"
    "autor_email" => "fdoa1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103632
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1136
    "inscrito_id" => 6918
    "titulo" => "CANTALETRANDO: O USO DA MÚSICA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO DE ARAPIRACA COMO ESTÍMULO À INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – LEITURA, ESCRITA E FALA NO PIBID/IFAL."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo trabalhar com o ensino da língua portuguesa e suas respectivas literaturas, em sala de aula no 7° ano do Ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental Djalma Mateus Santana, na cidade de Arapiraca, no estado de Alagoas, a partir da parceria com o Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, e o Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES (2023), ao proporcionar aos discentes daquela escola a oportunidade de conhecer novas metodologias de ensino com o uso da música em sala de aula, estimulando assim, a interpretação textual, como também, a leitura, a escrita e a fala, através do Projeto CANTALETRANDO. Ao trazer clássicos de décadas passadas, como também atuais, galgando assim, o interesse natural dos aprendizes em entender melhor alguns termos utilizados, sejam eles em linguagem denotativa ou conotativa, método esse, informal e quebrador de paradigmas, facilitando assim a aprendizagem em sala de aula, sem que os discentes tenham receios de correções gramaticais e possam produzir sentidos através do contato com as letras das músicas, tanto com a percepção do uso formal como do uso informal da língua portuguesa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6918_TB1136_31082023221026.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAUDÍZIO DÍAS DE OLIVEIRA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Flaudízio Andrd"
    "autor_email" => "fdoa1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo trabalhar com o ensino da língua portuguesa e suas respectivas literaturas, em sala de aula no 7° ano do Ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental Djalma Mateus Santana, na cidade de Arapiraca, no estado de Alagoas, a partir da parceria com o Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, e o Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES (2023), ao proporcionar aos discentes daquela escola a oportunidade de conhecer novas metodologias de ensino com o uso da música em sala de aula, estimulando assim, a interpretação textual, como também, a leitura, a escrita e a fala, através do Projeto CANTALETRANDO. Ao trazer clássicos de décadas passadas, como também atuais, galgando assim, o interesse natural dos aprendizes em entender melhor alguns termos utilizados, sejam eles em linguagem denotativa ou conotativa, método esse, informal e quebrador de paradigmas, facilitando assim a aprendizagem em sala de aula, sem que os discentes tenham receios de correções gramaticais e possam produzir sentidos através do contato com as letras das músicas, tanto com a percepção do uso formal como do uso informal da língua portuguesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.