O presente trabalho tem como objetivo trabalhar com o ensino da língua portuguesa e suas respectivas literaturas, em sala de aula no 7° ano do Ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental Djalma Mateus Santana, na cidade de Arapiraca, no estado de Alagoas, a partir da parceria com o Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, e o Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES (2023), ao proporcionar aos discentes daquela escola a oportunidade de conhecer novas metodologias de ensino com o uso da música em sala de aula, estimulando assim, a interpretação textual, como também, a leitura, a escrita e a fala, através do Projeto CANTALETRANDO. Ao trazer clássicos de décadas passadas, como também atuais, galgando assim, o interesse natural dos aprendizes em entender melhor alguns termos utilizados, sejam eles em linguagem denotativa ou conotativa, método esse, informal e quebrador de paradigmas, facilitando assim a aprendizagem em sala de aula, sem que os discentes tenham receios de correções gramaticais e possam produzir sentidos através do contato com as letras das músicas, tanto com a percepção do uso formal como do uso informal da língua portuguesa.