NETO, Marcelo De Sousa et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104659>. Acesso em: 23/11/2024 10:33
Nos dois primeiros decênios do século XXI, houve uma expressiva mudança na forma com que se produz conteúdo na Web, afetando, inclusive o ensino escolar. Em meio a essas transformações, presenciou-se o desenvolvimento e popularização de comunidades de compartilhamento digital de informações e saberes, o que possibilitou que os conteúdos produzidos por essas redes digitais pudessem ser acessíveis à comunidade em geral. Entre as linguagens digitais produzidas, destacam-se os podcasts - arquivos em áudio distribuídos pela Web, que tiveram seu surgimento e popularização nos últimos anos. Ao reconhecer o potencial desse recurso como ferramenta de ensino voltada para educação básica, o presente relato de experiência discute a sua contribuição para a construção do conhecimento histórico em sala de aula, através das novas tecnologias de informação que podem ser acionadas, mais especificamente do podcast e relato de caso sobre o uso dessa linguagem para a educação histórica, oferecido a estudantes da Educação Básica, por meio da sua construção e distribuição, utilizado por professores e bolsistas do PIBID, em escolas públicas da Educação Básica, na cidade de Teresina-PI. Para tanto, partimos do pressuposto didático de que o conhecimento histórico pode ser produzido para além dos espaços acadêmicos, o que possibilita discutir como os professores de história podem lidar com as novas mídias no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa experiência metodológica de ensino, é possível reconhecer três repercussões centrais no processo de ensino de História: a formação inicial de professores, notadamente os bolsistas do PIBID, que desenvolveram as habilidades de construção e distribuição da mídia podcast; a diversificação das formas de aprendizagem entre os estudantes das escolas públicas que acessaram os conteúdos estudados em sala de aula por novas formas de exposição/discussão; e a identificação do potencial dessa linguagem como recurso metodológico eficiente para ensinar História.