Neste artigo, apresentamos uma sequência didática no ensino de biologia, trabalhando a Biodiversidade e problemas socioambientais, a 25 alunos do 9° ano do ensino fundamental da Escola de Aplicação da UFPA (EA/UFPA). Metodologicamente, as ações foram organizadas com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). Na Problematização Inicial foi utilizado a dinâmica de storytelling, que consiste na construção de uma narrativa visando a reflexão e aprendizagem dos alunos quanto a situação-problema em que serão inseridos. O objetivo dessa dinâmica consiste na abordagem dos temas que serão discutidos no decorrer da sequência didática; a Organização de Conhecimento consistiu na produção de cartazes com fotografias registradas pelos alunos indicando problemas ambientais no cotidiano, possibilitando ao responsável pela sequência didática avaliar o aprendizado da turma quanto ao tema abordado; Por fim, a Articulação de Conhecimento, ocorreu durante uma roda de conversa, os alunos apresentaram o material produzido e expuseram suas opiniões quanto a problemática por eles apresentada, justificando suas motivações ao evidenciar determinadas situações nos cartazes. Os resultados sugerem um bom aproveitamento durante a sequência didática, apresentando conhecimentos além do que foi debatido em sala de aula, indicando que buscaram outros meios de informação para um melhor desempenho nos debates. A participação dos alunos, apresentando suas ideias com base em problemáticas reais foi crucial para que o objetivo da atividade fosse concluído. Atividades como essa contribuem para a formação do aluno em diversos aspectos, em especial o exercício do pensamento crítico, reflexão e conscientização quanto a problemas ambientais.