APRESENTAÇÃO DA ARTE RUPESTRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103738 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1261 "inscrito_id" => 4763 "titulo" => "APRESENTAÇÃO DA ARTE RUPESTRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho visa descrever um relato cujo objetivo é apresentar uma experiência no programa de bolsas de iniciação à docência (Pibid). Esse subprojeto foi realizado em uma turma de infantil IV com crianças entres 4 à 5 anos e possuí como tema a fundamentação das linguagens da/na educação infantil que proporciona diferentes perspectivas de aprendizagem, enfatizando a construção integral do indivíduo. O interesse para realização desta prática surgiu a partir das observações realizadas em sala de aula, com o intuito de contribuir para a formação da identidade das crianças. A origem do ser humano é difícil de ser compreendida, e a identidade é algo complexo para esta faixa etária. Partindo desse pressuposto apresentamos para os alunos o modo de vida, e comunicação do homem pré-histórico, utilizando imagens, argumentações, e exposição dialogada. Buscou-se experienciar a pintura rupestre manuseando elementos naturais para que pudessem conhecer por meio da prática o ser humano do período paleolítico. Viabilizar atividades lúdicas no âmbito da educação infantil e propor experiências mediante a ação e o concreto, faz com que o conhecimento adentre de maneira mais fácil, e desperta atenção, além de possibilitar ao docente a reflexão sobre a sua prática. As atividades proporcionadas aos alunos, contribuíram para sua formação enquanto sujeitos históricos e sociais que possuem suas individualidades e seu espaço no mundo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4763_TB1261_03092023203705.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ GOMES E SILVA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ GOMES E" "autor_email" => "biagomesesilva9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103738 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1261 "inscrito_id" => 4763 "titulo" => "APRESENTAÇÃO DA ARTE RUPESTRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho visa descrever um relato cujo objetivo é apresentar uma experiência no programa de bolsas de iniciação à docência (Pibid). Esse subprojeto foi realizado em uma turma de infantil IV com crianças entres 4 à 5 anos e possuí como tema a fundamentação das linguagens da/na educação infantil que proporciona diferentes perspectivas de aprendizagem, enfatizando a construção integral do indivíduo. O interesse para realização desta prática surgiu a partir das observações realizadas em sala de aula, com o intuito de contribuir para a formação da identidade das crianças. A origem do ser humano é difícil de ser compreendida, e a identidade é algo complexo para esta faixa etária. Partindo desse pressuposto apresentamos para os alunos o modo de vida, e comunicação do homem pré-histórico, utilizando imagens, argumentações, e exposição dialogada. Buscou-se experienciar a pintura rupestre manuseando elementos naturais para que pudessem conhecer por meio da prática o ser humano do período paleolítico. Viabilizar atividades lúdicas no âmbito da educação infantil e propor experiências mediante a ação e o concreto, faz com que o conhecimento adentre de maneira mais fácil, e desperta atenção, além de possibilitar ao docente a reflexão sobre a sua prática. As atividades proporcionadas aos alunos, contribuíram para sua formação enquanto sujeitos históricos e sociais que possuem suas individualidades e seu espaço no mundo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4763_TB1261_03092023203705.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ GOMES E SILVA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ GOMES E" "autor_email" => "biagomesesilva9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }