O presente trabalho visa descrever um relato cujo objetivo é apresentar uma experiência no programa de bolsas de iniciação à docência (Pibid). Esse subprojeto foi realizado em uma turma de infantil IV com crianças entres 4 à 5 anos e possuí como tema a fundamentação das linguagens da/na educação infantil que proporciona diferentes perspectivas de aprendizagem, enfatizando a construção integral do indivíduo. O interesse para realização desta prática surgiu a partir das observações realizadas em sala de aula, com o intuito de contribuir para a formação da identidade das crianças. A origem do ser humano é difícil de ser compreendida, e a identidade é algo complexo para esta faixa etária. Partindo desse pressuposto apresentamos para os alunos o modo de vida, e comunicação do homem pré-histórico, utilizando imagens, argumentações, e exposição dialogada. Buscou-se experienciar a pintura rupestre manuseando elementos naturais para que pudessem conhecer por meio da prática o ser humano do período paleolítico. Viabilizar atividades lúdicas no âmbito da educação infantil e propor experiências mediante a ação e o concreto, faz com que o conhecimento adentre de maneira mais fácil, e desperta atenção, além de possibilitar ao docente a reflexão sobre a sua prática. As atividades proporcionadas aos alunos, contribuíram para sua formação enquanto sujeitos históricos e sociais que possuem suas individualidades e seu espaço no mundo.