O ESPAÇO DO ENSINO DE HISTÓRIA NA PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS DOCENTES DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA - O CASO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE 2002- 2019.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103040 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 432 "inscrito_id" => 2632 "titulo" => "O ESPAÇO DO ENSINO DE HISTÓRIA NA PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS DOCENTES DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA - O CASO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE 2002- 2019." "resumo" => "Característica comum entre os debates sobre educação é a hipótese de que parte das problemáticas existentes nas escolas estão vinculadas à atuação docente. No âmbito da formação de docentes em história, a literatura especializada aponta que, no exercício da docência, professores de história conformam o saber histórico escolar, que envolve saberes de várias áreas do conhecimento para promover a aprendizagem de alunos e alunas da educação básica, propiciando um conhecimento novo, vinculado ao conhecimento histórico. A História, como disciplina escolar, contém objetivos, finalidades e epistemologias próprias, interagindo entre campos de conhecimento, como a Educação, a Psicologia, a Antropologia e, evidentemente, a História. Diante disso, o currículo da História Escolar é provido pelas pesquisas historiográficas de modo difuso: de um lado, elas contribuem para o avanço das balizas historiográficas, de outro, uma parte ínfima dessas pesquisas alcança o mesmo currículo. Diante desse cenário, esse estudo pretende sopesar o espaço destinado à discussão sobre o Ensino de História na produção intelectual dos docentes do curso de licenciatura em História das Universidades públicas do Nordeste brasileiro. Para tanto, a análise da produção científica desses professores leva em conta as palavras-chave e resumos referentes aos artigos publicados em periódicos especializados encontrados nos currículos disponíveis na Plataforma Lattes. Para o trato das fontes foi de fundamental importância a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin (2002), o aporte da análise de discurso de Valentin Volóchinov (2021). O recorte temporal desta pesquisa está ligado às resoluções do CNE, iniciando em 2002, se estendendo até 2019." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2632_TB432_30082023134501.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR JACQUES VITAL" "autor_nome_curto" => "Vitor Jacques" "autor_email" => "vitor.jacques12@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103040 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 432 "inscrito_id" => 2632 "titulo" => "O ESPAÇO DO ENSINO DE HISTÓRIA NA PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS DOCENTES DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA - O CASO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE 2002- 2019." "resumo" => "Característica comum entre os debates sobre educação é a hipótese de que parte das problemáticas existentes nas escolas estão vinculadas à atuação docente. No âmbito da formação de docentes em história, a literatura especializada aponta que, no exercício da docência, professores de história conformam o saber histórico escolar, que envolve saberes de várias áreas do conhecimento para promover a aprendizagem de alunos e alunas da educação básica, propiciando um conhecimento novo, vinculado ao conhecimento histórico. A História, como disciplina escolar, contém objetivos, finalidades e epistemologias próprias, interagindo entre campos de conhecimento, como a Educação, a Psicologia, a Antropologia e, evidentemente, a História. Diante disso, o currículo da História Escolar é provido pelas pesquisas historiográficas de modo difuso: de um lado, elas contribuem para o avanço das balizas historiográficas, de outro, uma parte ínfima dessas pesquisas alcança o mesmo currículo. Diante desse cenário, esse estudo pretende sopesar o espaço destinado à discussão sobre o Ensino de História na produção intelectual dos docentes do curso de licenciatura em História das Universidades públicas do Nordeste brasileiro. Para tanto, a análise da produção científica desses professores leva em conta as palavras-chave e resumos referentes aos artigos publicados em periódicos especializados encontrados nos currículos disponíveis na Plataforma Lattes. Para o trato das fontes foi de fundamental importância a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin (2002), o aporte da análise de discurso de Valentin Volóchinov (2021). O recorte temporal desta pesquisa está ligado às resoluções do CNE, iniciando em 2002, se estendendo até 2019." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2632_TB432_30082023134501.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR JACQUES VITAL" "autor_nome_curto" => "Vitor Jacques" "autor_email" => "vitor.jacques12@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }