Característica comum entre os debates sobre educação é a hipótese de que parte das problemáticas existentes nas escolas estão vinculadas à atuação docente. No âmbito da formação de docentes em história, a literatura especializada aponta que, no exercício da docência, professores de história conformam o saber histórico escolar, que envolve saberes de várias áreas do conhecimento para promover a aprendizagem de alunos e alunas da educação básica, propiciando um conhecimento novo, vinculado ao conhecimento histórico. A História, como disciplina escolar, contém objetivos, finalidades e epistemologias próprias, interagindo entre campos de conhecimento, como a Educação, a Psicologia, a Antropologia e, evidentemente, a História. Diante disso, o currículo da História Escolar é provido pelas pesquisas historiográficas de modo difuso: de um lado, elas contribuem para o avanço das balizas historiográficas, de outro, uma parte ínfima dessas pesquisas alcança o mesmo currículo. Diante desse cenário, esse estudo pretende sopesar o espaço destinado à discussão sobre o Ensino de História na produção intelectual dos docentes do curso de licenciatura em História das Universidades públicas do Nordeste brasileiro. Para tanto, a análise da produção científica desses professores leva em conta as palavras-chave e resumos referentes aos artigos publicados em periódicos especializados encontrados nos currículos disponíveis na Plataforma Lattes. Para o trato das fontes foi de fundamental importância a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin (2002), o aporte da análise de discurso de Valentin Volóchinov (2021). O recorte temporal desta pesquisa está ligado às resoluções do CNE, iniciando em 2002, se estendendo até 2019.