Este trabalho tem como objetivo analisar o currículo do ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública municipal de Cacimbinhas, Alagoas, Brasil. Para tal, buscamos compreender o conceito de currículo e fizemos uma breve análise do que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL) trazem acerca do ensino de Matemática nos anos iniciais. Após a leitura desses documentos, analisamos o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, responsável por nortear as práticas educacionais da instituição em questão. A BNCC (2017) apresentada num contexto mais geral serve como base para os demais documentos, que serão elaborados cada qual em seu contexto histórico, social, político e econômico. A ReCAL traz a individualidade do território alagoano e desdobramentos pedagógicos que podem ser adaptados para as escolas presentes nesse estado. Quanto ao Projeto Político Pedagógico da escola analisada, ele apresenta os valores e a missão desta e norteia também a elaboração e o planejamento de suas ações. É necessário, pois, investigar documentos escolares e suas aplicações na prática didático-pedagógica, construindo documentos e práticas educativas mais próximas dos objetivos democráticos e de desenvolvimento humano.