Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do projeto intitulado “Histórias de Ruth Rocha” desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa – UFV, do núcleo de Pedagogia. O projeto realizado foi em duas escolas,uma da rede Municipal e outra da rede Estadual, sendo usadas obras literárias da autora para serem trabalhadas leitura, escrita e interpretação de textos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As diferentes abordagens e métodos utilizados para se trabalhar o projeto teve sempre como base a interdisciplinaridade. Além disso, almeja trabalhar valores como respeito, empatia, bem como proporcionar ampliação de conhecimentos artísticos e culturais de todas as crianças. As Residentes em suas respectivas salas de aula trabalharam a literatura utilizando de inúmeros recursos, a saber: contação de histórias em fantoches, desenhos, elaboração de releitura. Como meio de sistematizar todo o trabalho, foram realizadas visitas à espaços da UFV como museus e Ludoteca fazendo uma ponte entre os temas dos livros e os conteúdos didáticos. Desde o princípio todas as crianças foram muito receptivas à proposta junto às Residentes, havendo intensa participação e interesse na realização de atividades lúdicas de artes e teatro. Assim sendo, observamos que houve momentos de prazer proporcionado pela escuta e leitura de histórias, além de ter fomentado o pensamento crítico-reflexivo.