Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA: ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE LEITURA SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102871
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 245
    "inscrito_id" => 5540
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA: ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE LEITURA SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do projeto intitulado “Histórias de Ruth Rocha” desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa – UFV, do núcleo de Pedagogia. O projeto realizado foi em duas escolas,uma da rede Municipal e outra da rede Estadual, sendo usadas obras literárias da autora para serem trabalhadas leitura, escrita e interpretação de textos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As diferentes abordagens e métodos utilizados para se trabalhar o projeto teve sempre como base a interdisciplinaridade. Além disso, almeja trabalhar valores como respeito, empatia, bem como proporcionar ampliação de conhecimentos artísticos e culturais de todas as crianças. As Residentes em suas respectivas salas de aula trabalharam a literatura utilizando de inúmeros recursos, a saber: contação de histórias em fantoches, desenhos, elaboração de releitura. Como meio de sistematizar todo o trabalho, foram realizadas visitas à espaços da UFV como museus e Ludoteca fazendo uma ponte entre os temas dos livros e os conteúdos didáticos. Desde o princípio todas as crianças foram muito receptivas à proposta junto às Residentes, havendo intensa participação e interesse na realização de atividades lúdicas de artes e teatro. Assim sendo, observamos que houve momentos de prazer proporcionado pela escuta e leitura de histórias, além de ter fomentado o pensamento crítico-reflexivo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5540_TB245_14112023134808.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLLA VITÓRIA FRIAS E COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLLA"
    "autor_email" => "isabella.frias@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102871
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 245
    "inscrito_id" => 5540
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA: ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE LEITURA SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do projeto intitulado “Histórias de Ruth Rocha” desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa – UFV, do núcleo de Pedagogia. O projeto realizado foi em duas escolas,uma da rede Municipal e outra da rede Estadual, sendo usadas obras literárias da autora para serem trabalhadas leitura, escrita e interpretação de textos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As diferentes abordagens e métodos utilizados para se trabalhar o projeto teve sempre como base a interdisciplinaridade. Além disso, almeja trabalhar valores como respeito, empatia, bem como proporcionar ampliação de conhecimentos artísticos e culturais de todas as crianças. As Residentes em suas respectivas salas de aula trabalharam a literatura utilizando de inúmeros recursos, a saber: contação de histórias em fantoches, desenhos, elaboração de releitura. Como meio de sistematizar todo o trabalho, foram realizadas visitas à espaços da UFV como museus e Ludoteca fazendo uma ponte entre os temas dos livros e os conteúdos didáticos. Desde o princípio todas as crianças foram muito receptivas à proposta junto às Residentes, havendo intensa participação e interesse na realização de atividades lúdicas de artes e teatro. Assim sendo, observamos que houve momentos de prazer proporcionado pela escuta e leitura de histórias, além de ter fomentado o pensamento crítico-reflexivo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5540_TB245_14112023134808.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLLA VITÓRIA FRIAS E COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLLA"
    "autor_email" => "isabella.frias@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do projeto intitulado “Histórias de Ruth Rocha” desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa – UFV, do núcleo de Pedagogia. O projeto realizado foi em duas escolas,uma da rede Municipal e outra da rede Estadual, sendo usadas obras literárias da autora para serem trabalhadas leitura, escrita e interpretação de textos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As diferentes abordagens e métodos utilizados para se trabalhar o projeto teve sempre como base a interdisciplinaridade. Além disso, almeja trabalhar valores como respeito, empatia, bem como proporcionar ampliação de conhecimentos artísticos e culturais de todas as crianças. As Residentes em suas respectivas salas de aula trabalharam a literatura utilizando de inúmeros recursos, a saber: contação de histórias em fantoches, desenhos, elaboração de releitura. Como meio de sistematizar todo o trabalho, foram realizadas visitas à espaços da UFV como museus e Ludoteca fazendo uma ponte entre os temas dos livros e os conteúdos didáticos. Desde o princípio todas as crianças foram muito receptivas à proposta junto às Residentes, havendo intensa participação e interesse na realização de atividades lúdicas de artes e teatro. Assim sendo, observamos que houve momentos de prazer proporcionado pela escuta e leitura de histórias, além de ter fomentado o pensamento crítico-reflexivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.