A pesquisa, cuja proposta é investigar o impacto dos cenários inclusivos para a alfabetização matemática mediada pelo ambiente musical associado aos jogos, no desenvolvimento dos processos cognitivos relacionados à memória e atenção, bem como nas mudanças comportamentais observadas em alunos público-alvo da Educação Especial é parte do de trabalho de conclusão de curso, tendo como fundamento teórico estudos de Morais (2022,2023) e Mantoan (2003). Faz uso da modalidade de pesquisa-ação pelo fato de ser empírica, obter dados que possibilitam traçar perfis tanto de pessoas quanto de ambientes, ter seus fundamentos sustentados por experiência e observação metódica ou não, estar intimamente ligado a ações ou resolução de problema de um grupo onde os envolvidos no processo da pesquisa trabalham em mútua cooperação. Utilizará como instrumentos de coleta de dados a observação participante, os registros orais e escritos produzidos pelos participantes durante um mês de atividades desenvolvidas pelo Programa Residência Pedagógicas em uma das escolas integrantes do programa. Os dados serão tratados mediante narrativas por permitir ao pesquisador contar experiências a partir da sua ótica, reproduzindo cenários estudados e considerando suas vivências, crenças e anseios. A narrativa escolhida foi a de Peter, descrevendo seu perfil e o desenvolvimento alcançado durante os encontros.