PACHECO, Tatiana Do Socorro Corrêa et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103002>. Acesso em: 22/12/2024 15:18
Este trabalho apresenta a proposta desenvolvida pelo Sub-projeto PIBID/Pedagogia, vinculado a Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém. O projeto foi pensado com a finalidade de fomentar o desenvolvimento de práticas educativas de leitura e escrita, através dos círculos de cultura propostos por Paulo Freire, tendo como eixo temático “As Histórias de nós todos” que visa uma formação ética e estética que valorize os saberes, os brincares das crianças da cultura amazônica, num processo que possibilite às crianças falarem sobre si, sobre os seus lugares, suas histórias e culturas. O projeto também está sendo desenvolvido para possibilitar múltiplas experiências alfabetizadoras nas crianças do ensino fundamental das 03 escolas púbicas estaduais participantes do programa, a metodologia de trabalho envolve encontros de estudos sobre os referenciais que orientam a proposta, oficinas sobre círculos de cultura em uma perspectiva freireana, para que dessa forma, promovam a leitura do mundo, a leitura da palavra e o gosto pelas histórias. Além dessas atividades, também inspiradas em Paulo Freire, fomentamos a utilização da escrita de cartas pedagógicas pelos discentes envolvidos no referido programa, para suscitar diálogos e reflexões sobre a realidade escolar vivenciada pelos discentes pibidianos/as e para registrarmos os resultados e impressões destes, sobre a prática exercida, sobre a escola e os desafios que se apresentam ao trabalho docente. Os principais resultados apontam para um envolvimento e participação efetiva das crianças nas atividades propostas, bem como, dos discentes do curso de Pedagogia e dos supervisores das escolas em conjunto com a coordenação de área, ao desenvolverem uma prática educativa baseada nos círculos de cultura de Paulo Freire e ao trazerem as cartas pedagógicas como elemento fundamental para as reflexões sobre a iniciação à docência