No Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) há incentivo aos estudantes de licenciatura a iniciarem sua experiência docente no ensino básico público (BRASIL, 2023a). Ao depender de como é construída a relação entre o bolsista de iniciação à docência e o supervisor o aprendizado pode ser horizontal gerando um ganho nos saberes profissionais. Considera-se que sem aprendizado não há ensino, sendo impossível ser docente sem que exista o discente (FREIRE, 2010). Essa relação pode ser estendida também para as relações entre Orientador, Supervisor e Licenciando. O objetivo deste relato é trazer luz às dificuldades na formação da licenciatura, por faltar uma prática mais concisa nos currículos, porém, que pode ser amenizada com o PIBID. Tradicionalmente há uma fragmentação com excesso de especialização de disciplinas no ensino superior, como psicologia, filosofia e didática, sem relação entre elas e entre a ação da profissão, que seria o “aprender é fazer e conhecer fazendo” (TARDIF, 2017, p.271). Dentro da realidade curricular atual, o PIBID torna-se uma ferramenta importante para o ensino das licenciaturas. Ele possibilita um aprendizado diferenciado, no qual o estudante está em contato e vivenciando o trabalho, que é essencial para seus saberes profissionais. Além da contribuição para uma formação mais completa para os licenciandos, também, possibilita a troca e aprendizado horizontal entre esses e o supervisor e coordenadores do programa. Essas trocas enriquecem os saberes profissionais, a prática pedagógica e o ensino público.