A implementação do projeto ocorreu na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, localizada na zona urbana do município de Palmeira dos Índios – AL. Foi aplicado um subprojeto na escola, o qual foi proveniente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pela Diretoria de Educação Básica Presencial da Coordenação e Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). Havendo um vínculo com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – Campus III, com a atuação de alunos do curso de licenciatura em Historia, realizaram-se atividades em grupos, abordando conhecimentos relacionados à história da cidade e ao seu território, destacando os pontos históricos, bem como, aspectos retratados pelos mesmos, são eles: cultura, política, patrimônio e religião. O principal objetivo deste trabalho foi a análise da relação entre o professor e os alunos durante as aulas. Para a constatação da análise a metodologia inserida foi a de observação participante, a mesma utilizada por Malinowski (1984), a qual consiste em observar o objeto de estudo, interagindo com o meio em que está inserido. Antes da aplicação de qualquer atividade com os estudantes, foi preciso analisá-los, conhecer a realidade no quesito da aprendizagem. As fontes utilizadas no trabalho foram anotações e fotografias. O embasamento teórico se estruturou nos estudos de Andrade (2021), Caimi (2015), Nidelcoff (2004) e Tassoni (2000).