Este relato de experiência é resultado de um subprojeto em Residência Pedagógica no curso de Graduação de Licenciatura em Letras Português, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que se propôs a investigar os traços de autoria de alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Júlia Wanderley, localizado na cidade de Curitiba, Paraná, por meio da produção de resenhas críticas de obras literárias selecionadas. Para fundamentar as noções em torno do gênero, trouxemos à discussão as contribuições de Sérgio Roberto Costa (2008) para compreender como a resenha se consolida enquanto uma abordagem multifacetada e rica no desenvolvimento de habilidades críticas e comunicativas dos alunos. As discussões do Círculo de Bakhtin (2005) nos guiaram na compreensão de que os gêneros do discurso são diretamente atravessados pela individualidade do autor, permitindo investigar a ligação da escrita com as raízes históricas e sociais do falante. Utilizando a abordagem interpretativista, pretendeu-se não apenas analisar como os estudantes aplicam o gênero resenha em suas escritas, mas também compreender como sua individualidade e perspectiva contemporânea influenciam suas interpretações e críticas. Ao fazê-lo, esperamos não apenas enriquecer a compreensão do gênero resenha como uma ferramenta pedagógica, mas também desenvolver nos alunos a escrita autoral, reflexiva e crítica em um mundo em constante evolução, onde a expressão de sua singularidade e a interpretação de obras literárias desempenham um papel fundamental em sua formação educacional e cultural