Neste resumo, é retratada uma atividade de pintura e elaboração de máscaras afro-brasileiras, conduzida por estudantes do PIBID-Geografia no CEPAE. O propósito da iniciativa foi aprofundar o entendimento dos escolares acerca da cultura afro-brasileira e seu impacto na sociedade do Brasil, relatando a experiência dos bolsistas sobre a atividade, junto a depoimentos dos educandos e imagens das máscaras criadas, abordando a relevância do conteúdo africano na preparação dos futuros professores de Geografia, ressaltando a importância de um ensino crítico e reflexivo. Utilizando como referencial uma abordagem interdisciplinar, unindo conhecimentos de Geografia, História, Arte e Cultura Afro-Brasileira. Além disso, a oficina foi planejada utilizando uma metodologia participativa e colaborativa, enfatizando a valorização da criatividade, expressão artística e a troca de conhecimentos entre os estudantes e os bolsistas do PIBID, e também a relevância da análise crítica das disparidades sociais e culturais existentes na sociedade brasileira, especialmente no contexto das contribuições dos povos africanos e afrodescendentes para a construção da identidade nacional. Entre os diversos resultados, em resumo, tivemos: o cultivo de competências artísticas e técnicas de pintura; aprofundamento do entendimento sobre a cultura afro-brasileira e suas contribuições para a estruturação da sociedade do Brasil; fomento à interação entre os estudantes e os membros do PIBID; reconhecimento da riqueza da diversidade cultural.