O objetivo desse trabalho é construir um relato de experiência sobre as atividades realizadas durante os módulos I e II (em vigência) do subprojeto de História da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, no Programa de Residência Pedagógica (PRP 2022-2024), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Metodologicamente, este será construído com base nas vivências, observações e regências realizadas pelos residentes Maísa Santos e Vanessa Dias em turmas de nono do ensino fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio no núcleo concedente da EREM Marechal Antônio Alves Filho, sob a supervisão da preceptora Mikaelle Barbosa, da professora Mardali Mendes e sob a orientação da professora doutora Tatiana Lima. Como suporte teórico, será utilizado bibliografias referentes ao ensino de História e às políticas de educação inclusiva no cotidiano escolar. Para tanto, o desenvolvimento dará enfoque às atividades realizadas ao longo do módulo I, dentre elas, planejamentos, observações, regências e a construção/aplicação do produto didático intitulado: “Rotação por estações: uma perspectiva didático-crítica e inclusiva sobre o Segundo Reinado”, com o propósito de conciliar os conteúdos curriculares para as turmas de 3° ano do Ensino Médio, com as propostas de inclusão para alunos com e sem deficiências e dificuldades de aprendizagem. Para tanto, também será apresentado brevemente as atividades em torno das observações e regências do módulo II. Dito isto, as experiências ao longo do módulo I foram positivas, tendo em vista a boa receptividade de todos os envolvidos nas discussões levantadas, bem como na aplicação do produto final.