Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MATERIALIZAÇÃO DO ENSINO: TRABALHANDO A LUDICIDADE COMO FORMA DE AMPLIAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103053
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 447
    "inscrito_id" => 4738
    "titulo" => "MATERIALIZAÇÃO DO ENSINO: TRABALHANDO A LUDICIDADE COMO FORMA DE AMPLIAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS"
    "resumo" => "Ao trabalhar com alunos mais novos nota-se a necessidade destes em ter o conteúdo em uma versão real, sendo em forma de desenho, vídeo ou um trabalho em sala. Por conseguinte, para tal relato de experiência a atividade foi elaborada em uma turma de 9°ano, onde o conteúdo abordado é referente a evolução, os alunos externaram certa dificuldade de compreensão do conteúdo devido a não ter alo palpável para auxiliar nas teorias e estudos relatados em sala, logo ao abordar mais especificadamente o conteúdo de evidências evolutivas o tema “fósseis” foi citado, neste momento o interesse dos alunos foi despertado pois temas como “dinossauro”, “jurassic park”, “âmbar” foram citados pelos mesmos, notando esse interesse foi então aplicado uma atividade sensorial, foi necessário reservar uma aula inteira para esta atividade, tendo em consideração que são 40 alunos na turma e é necessário sempre dar atenção a todos. Inicialmente os alunos receberam um molde quadrado de acetato onde deveriam recobrir o fundo deste com massinha de modelar, em seguida receberam um esqueleto de dinossauro de plástico para marcarem a massinha, para fazer um molde, em seguida foi preparado uma mistura de pó de gesso e água e completado os moldes, depois da secagem completa do gesso os alunos deveriam retirar do molde e soltar o gesso da massinha de modelar, após este processo o alunos teria uma réplica de fóssil feita em gesso, todo material feito por eles foi levado para casa por eles."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4738_TB447_30082023145937.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUREN CHEPLUSKI MATTUELLA"
    "autor_nome_curto" => "lauren cheplusk"
    "autor_email" => "lchepluski@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103053
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 447
    "inscrito_id" => 4738
    "titulo" => "MATERIALIZAÇÃO DO ENSINO: TRABALHANDO A LUDICIDADE COMO FORMA DE AMPLIAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS"
    "resumo" => "Ao trabalhar com alunos mais novos nota-se a necessidade destes em ter o conteúdo em uma versão real, sendo em forma de desenho, vídeo ou um trabalho em sala. Por conseguinte, para tal relato de experiência a atividade foi elaborada em uma turma de 9°ano, onde o conteúdo abordado é referente a evolução, os alunos externaram certa dificuldade de compreensão do conteúdo devido a não ter alo palpável para auxiliar nas teorias e estudos relatados em sala, logo ao abordar mais especificadamente o conteúdo de evidências evolutivas o tema “fósseis” foi citado, neste momento o interesse dos alunos foi despertado pois temas como “dinossauro”, “jurassic park”, “âmbar” foram citados pelos mesmos, notando esse interesse foi então aplicado uma atividade sensorial, foi necessário reservar uma aula inteira para esta atividade, tendo em consideração que são 40 alunos na turma e é necessário sempre dar atenção a todos. Inicialmente os alunos receberam um molde quadrado de acetato onde deveriam recobrir o fundo deste com massinha de modelar, em seguida receberam um esqueleto de dinossauro de plástico para marcarem a massinha, para fazer um molde, em seguida foi preparado uma mistura de pó de gesso e água e completado os moldes, depois da secagem completa do gesso os alunos deveriam retirar do molde e soltar o gesso da massinha de modelar, após este processo o alunos teria uma réplica de fóssil feita em gesso, todo material feito por eles foi levado para casa por eles."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4738_TB447_30082023145937.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAUREN CHEPLUSKI MATTUELLA"
    "autor_nome_curto" => "lauren cheplusk"
    "autor_email" => "lchepluski@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Ao trabalhar com alunos mais novos nota-se a necessidade destes em ter o conteúdo em uma versão real, sendo em forma de desenho, vídeo ou um trabalho em sala. Por conseguinte, para tal relato de experiência a atividade foi elaborada em uma turma de 9°ano, onde o conteúdo abordado é referente a evolução, os alunos externaram certa dificuldade de compreensão do conteúdo devido a não ter alo palpável para auxiliar nas teorias e estudos relatados em sala, logo ao abordar mais especificadamente o conteúdo de evidências evolutivas o tema “fósseis” foi citado, neste momento o interesse dos alunos foi despertado pois temas como “dinossauro”, “jurassic park”, “âmbar” foram citados pelos mesmos, notando esse interesse foi então aplicado uma atividade sensorial, foi necessário reservar uma aula inteira para esta atividade, tendo em consideração que são 40 alunos na turma e é necessário sempre dar atenção a todos. Inicialmente os alunos receberam um molde quadrado de acetato onde deveriam recobrir o fundo deste com massinha de modelar, em seguida receberam um esqueleto de dinossauro de plástico para marcarem a massinha, para fazer um molde, em seguida foi preparado uma mistura de pó de gesso e água e completado os moldes, depois da secagem completa do gesso os alunos deveriam retirar do molde e soltar o gesso da massinha de modelar, após este processo o alunos teria uma réplica de fóssil feita em gesso, todo material feito por eles foi levado para casa por eles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.