Ao trabalhar com alunos mais novos nota-se a necessidade destes em ter o conteúdo em uma versão real, sendo em forma de desenho, vídeo ou um trabalho em sala. Por conseguinte, para tal relato de experiência a atividade foi elaborada em uma turma de 9°ano, onde o conteúdo abordado é referente a evolução, os alunos externaram certa dificuldade de compreensão do conteúdo devido a não ter alo palpável para auxiliar nas teorias e estudos relatados em sala, logo ao abordar mais especificadamente o conteúdo de evidências evolutivas o tema “fósseis” foi citado, neste momento o interesse dos alunos foi despertado pois temas como “dinossauro”, “jurassic park”, “âmbar” foram citados pelos mesmos, notando esse interesse foi então aplicado uma atividade sensorial, foi necessário reservar uma aula inteira para esta atividade, tendo em consideração que são 40 alunos na turma e é necessário sempre dar atenção a todos. Inicialmente os alunos receberam um molde quadrado de acetato onde deveriam recobrir o fundo deste com massinha de modelar, em seguida receberam um esqueleto de dinossauro de plástico para marcarem a massinha, para fazer um molde, em seguida foi preparado uma mistura de pó de gesso e água e completado os moldes, depois da secagem completa do gesso os alunos deveriam retirar do molde e soltar o gesso da massinha de modelar, após este processo o alunos teria uma réplica de fóssil feita em gesso, todo material feito por eles foi levado para casa por eles.