Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL ALICE LOUREIRO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFV

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102769
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 3107
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL ALICE LOUREIRO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFV"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica na qual os residentes do núcleo de Matemática da UFV, participantes do Programa Residência Pedagógica, atuaram junto à Escola Estadual Alice Loureiro – MG. Tal experiência envolveu uma atividade prática de ensino de Matemática, por meio das possíveis relações entre a Matemática e a Arte. O objetivo geral da atividade era mostrar aos alunos que a Matemática pode estar presente em nosso cotidiano de diferentes maneiras, formas e lugares. A atividade foi desenvolvida fazendo uso do método de ensino investigativo e interdisciplinar, embasado em referenciais teóricos sobre o ensino de Matemática. Além de mostrar aplicabilidade da Matemática, pretendíamos apresentar uma atividade dinâmica e enriquecedora, em termos de aquisição de conhecimento. A análise dos resultados foi feita a partir da abordagem qualitativa, observando a atividade prática dos alunos. Neste contexto, percebemos que alguns deles conseguiram associar Matemática com situações extra escolares, aplicando-a em diferentes aspectos da vida. Portanto, esperamos que, por meio dessa atividade, possamos evidenciar as potencialidades das abordagens interdisciplinares e investigativas em sala de aula e, consequentemente, apresentar possibilidades para o ensino de Matemática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3107_TB136_20112023170635.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYCON JUNIO IVO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAYCON"
    "autor_email" => "maycon.ivo@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102769
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 136
    "inscrito_id" => 3107
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL ALICE LOUREIRO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFV"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica na qual os residentes do núcleo de Matemática da UFV, participantes do Programa Residência Pedagógica, atuaram junto à Escola Estadual Alice Loureiro – MG. Tal experiência envolveu uma atividade prática de ensino de Matemática, por meio das possíveis relações entre a Matemática e a Arte. O objetivo geral da atividade era mostrar aos alunos que a Matemática pode estar presente em nosso cotidiano de diferentes maneiras, formas e lugares. A atividade foi desenvolvida fazendo uso do método de ensino investigativo e interdisciplinar, embasado em referenciais teóricos sobre o ensino de Matemática. Além de mostrar aplicabilidade da Matemática, pretendíamos apresentar uma atividade dinâmica e enriquecedora, em termos de aquisição de conhecimento. A análise dos resultados foi feita a partir da abordagem qualitativa, observando a atividade prática dos alunos. Neste contexto, percebemos que alguns deles conseguiram associar Matemática com situações extra escolares, aplicando-a em diferentes aspectos da vida. Portanto, esperamos que, por meio dessa atividade, possamos evidenciar as potencialidades das abordagens interdisciplinares e investigativas em sala de aula e, consequentemente, apresentar possibilidades para o ensino de Matemática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3107_TB136_20112023170635.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYCON JUNIO IVO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAYCON"
    "autor_email" => "maycon.ivo@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica na qual os residentes do núcleo de Matemática da UFV, participantes do Programa Residência Pedagógica, atuaram junto à Escola Estadual Alice Loureiro – MG. Tal experiência envolveu uma atividade prática de ensino de Matemática, por meio das possíveis relações entre a Matemática e a Arte. O objetivo geral da atividade era mostrar aos alunos que a Matemática pode estar presente em nosso cotidiano de diferentes maneiras, formas e lugares. A atividade foi desenvolvida fazendo uso do método de ensino investigativo e interdisciplinar, embasado em referenciais teóricos sobre o ensino de Matemática. Além de mostrar aplicabilidade da Matemática, pretendíamos apresentar uma atividade dinâmica e enriquecedora, em termos de aquisição de conhecimento. A análise dos resultados foi feita a partir da abordagem qualitativa, observando a atividade prática dos alunos. Neste contexto, percebemos que alguns deles conseguiram associar Matemática com situações extra escolares, aplicando-a em diferentes aspectos da vida. Portanto, esperamos que, por meio dessa atividade, possamos evidenciar as potencialidades das abordagens interdisciplinares e investigativas em sala de aula e, consequentemente, apresentar possibilidades para o ensino de Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.