O presente trabalho consiste em uma análise da produção e das práticas pedagógicas produzidas no ambiente PIBID, particularmente, sobre o tipo de matemática aplicada e as potencialidades da modelagem na formação cidadã dos alunos, subjacentes nas atividades de ensino. Elementos das potencialidades da Álgebra em aplicações e dessas na formação técnico-científica dos educandos, foram adotados como fundamentos teóricos. Foram desenvolvidos dois blocos de atividades: o primeiro teve a função de rever e complementar conceitos e habilidades matemáticos necessários para realizar as aplicações. O segundo, foi de modelagem e efetivação de um empreendimento econômico, do tipo produção e venda de alimentos a fim de gerar fundos para uma viagem da turma de alunos. As despesas com insumos e ingredientes foram calculadas detalhadamente, assim como as receitas, chegando-se a uma estimativa de lucro. Todo esse processo foi representado simbolicamente através de equações algébricas, obtendo-se um algoritmo para a análise econômica do empreendimento. Observou-se que a revisão de conceitos com problemas textuais é importante como prática da linguagem matemática, porém, foi interpretando um problema com significados reais, que se fez, de fato, aplicações das equações do primeiro grau. A modelagem, por sua vez, propiciou a vivência e a reflexão de questões sócio-econômicas, tais como noções de elaboração de produtos, planejamento, comercialização, mercado, conceitos de economia e empreendedorismo, as quais fazem parte de um setor da sociedade próprio do cidadão comum.