Neste trabalho, estenderemos nosso olhar para os adultos que dão continuidade aos seus estudos, normalmente depois de algum tempo sem essa rotina, pois ao retornarem às instituições de ensino, podem apresentar alguma defasagem em relação ao conhecimento das linguagens usadas, desta forma, pode ser necessário adaptar a metodologia de ensino para melhorar a aprendizagem desse perfil de aluno. O presente trabalho tem como principal objetivo, verificar se os alunos adultos sentem necessidade de que sejam desenvolvidas atividades direcionadas aos conhecimentos teóricos inicias como modo de melhorar a assimilação e acompanhamento dos conteúdos trabalhados na disciplina de Química ao longo do curso. O referencial utilizado para construção do trabalho, foi direcionado para metodologias de ensino que preconizam a participação do aluno na construção do seu conhecimento e a busca de tornar o ensino mais atrativo e satisfatório. O método aplicado, se baseia em uma abordagem quali quantitativa, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, e em um segundo momento coletados dados através de questionários on-line, divulgados em grupos de redes sociais para os estudantes de Licenciatura (Física, Química e Biologia) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus CAVG. Os resultados da pesquisa,apontam altos percentuais afirmando que os estudantes, acreditam que atividades de nivelamento voltadas aos vocabulários e conceitos basícos de Química, teriam colaborado no início dos estudos, diminuido as dificuldades em acompanhar os conteúdos e diminuindo as diferenças dos conhecimentos científicos entre os colegas.