O projeto Residência Pedagógica tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional dos licenciados, envolvendo uma abordagem teórica e prática interdisciplinar para o ensino de Ciências da Natureza e Biologia na Educação Básica. O relato descreve a vivência de uma oficina desenvolvida em um Colégio Estadual, situado na cidade de Palotina-PR, com os alunos do 9°ano do Ensino Fundamental. O foco central dessa experiência foi explorar o tema "A História das Vacinas" e, para conduzir essa atividade, foi empregada a abordagem pedagógica conhecida como "Rotação por Estações". Na oficina, os alunos foram divididos em quatro grupos e passaram por diferentes estações. Cada estação apresentou um aspecto específico relacionado às vacinas, como a história da vacina, produção das vacinas, negacionismo científico e movimento anti-vacina, e promoção do conhecimento. Através dessa abordagem, foi possível envolver os conhecimentos prévios dos alunos, desmistificar a história das vacinas e promover uma reflexão crítica sobre o assunto. Durante a atividade, na estação anti-vacina, foi identificado um aluno que já havia deixado de se vacinar, o que ressaltou a importância de abordar informações cruciais para a formação crítica, reflexiva e para a saúde pessoal e coletiva dos estudantes. As atividades dinâmicas, como a Rotação por Estações, são fundamentais para engajar os alunos e proporcionar experiências de aprendizagem significativas. Ao trazer os alunos para um ambiente participativo, é possível criar um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos importantes para a vida pessoal e acadêmica dos estudantes.