O jogo pedagógico ou didático é aquele produzido com um objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material pedagógico, por conter o aspecto lúdico. Além de demonstrar uma boa ferramenta o jogo lúdico o tabuleiro, irá proporcionar nos alunos um despertar e um interesse ainda maior sobre o assunto. O presente artigo tem como objetivo descrever a vivência dos pibidianos no ensino fundamental para a contribuição do jogo didático “Tabuleiro da Cadeia Alimentar” para o aprendizado de alunos de turmas de 7º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Coari- AM, com foco na compreensão de conceitos, desempenho e participação em sala de aula. O trabalho tem caráter descritivo, e compreendeu o mês de abril de 2023, no turno matutino, em uma turma de 7° ano do Ensino fundamental II. A ideia de elaborar o jogo surgiu como um auxílio e complemento a uma aula prévia do professor supervisor, com o propósito de sanar as dúvidas e dificuldades dos alunos de assimilar o conteúdo sobre cadeia alimentar, além de intencionar uma maior participação e interação das turmas.