Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONSTRUÇÃO DE MAQUETES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA: ATIVIDADE DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA / IFFAR SÃO VICENTE DO SUL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102696 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 1607 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MAQUETES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA: ATIVIDADE DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA / IFFAR SÃO VICENTE DO SULCONSTRUÇÃO DE MAQUETES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA: ATIVIDADE DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA / IFFAR SÃO VICENTE D" "resumo" => "O presente estudo, desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio por meio do Programa Residência Pedagógica núcleo IFFar São Vicente do Sul, objetivou relatar e compartilhar as vivências dos residentes em uma das atividades realizadas durante as regências em uma escola estadual da rede pública. Assim, tendo a finalidade de facilitar a aprendizagem sobre o conteúdo de citologia, célula animal e vegetal, os alunos confeccionaram maquetes usando sua criatividade, aprendizado e conhecimento do que foi estudado em sala de aula. Desta maneira, pode-se constatar que a construção das maquetes e modelos didáticos como atividade prática, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assim, é considerado um instrumento lúdico que contribui para vários outros conteúdos de ciências/biologia ou aqueles de difícil compreensão.O presente estudo, desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio por meio do Programa Residência Pedagógica núcleo IFFar São Vicente do Sul, objetivou relat" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1607_TB54_14112023152023.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA VARGAS" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bmvargas.04@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102696 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 1607 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MAQUETES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA: ATIVIDADE DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA / IFFAR SÃO VICENTE DO SULCONSTRUÇÃO DE MAQUETES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA: ATIVIDADE DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA / IFFAR SÃO VICENTE D" "resumo" => "O presente estudo, desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio por meio do Programa Residência Pedagógica núcleo IFFar São Vicente do Sul, objetivou relatar e compartilhar as vivências dos residentes em uma das atividades realizadas durante as regências em uma escola estadual da rede pública. Assim, tendo a finalidade de facilitar a aprendizagem sobre o conteúdo de citologia, célula animal e vegetal, os alunos confeccionaram maquetes usando sua criatividade, aprendizado e conhecimento do que foi estudado em sala de aula. Desta maneira, pode-se constatar que a construção das maquetes e modelos didáticos como atividade prática, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assim, é considerado um instrumento lúdico que contribui para vários outros conteúdos de ciências/biologia ou aqueles de difícil compreensão.O presente estudo, desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio por meio do Programa Residência Pedagógica núcleo IFFar São Vicente do Sul, objetivou relat" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1607_TB54_14112023152023.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA VARGAS" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bmvargas.04@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente estudo, desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio por meio do Programa Residência Pedagógica núcleo IFFar São Vicente do Sul, objetivou relatar e compartilhar as vivências dos residentes em uma das atividades realizadas durante as regências em uma escola estadual da rede pública. Assim, tendo a finalidade de facilitar a aprendizagem sobre o conteúdo de citologia, célula animal e vegetal, os alunos confeccionaram maquetes usando sua criatividade, aprendizado e conhecimento do que foi estudado em sala de aula. Desta maneira, pode-se constatar que a construção das maquetes e modelos didáticos como atividade prática, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assim, é considerado um instrumento lúdico que contribui para vários outros conteúdos de ciências/biologia ou aqueles de difícil compreensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.