Esta pesquisa problematiza o objeto ? Ensino de História Local nos currículos dos Cursos de Licenciatura em História da Universidade Federal da Bahia (2008) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (2016), objetivando investigar se e como ocorre a presença e/ou silêncio sobre Ensino de História Local nos respectivos documentos orientadores que constituem o nosso corpus documental. Como temática, temos o encontro entre Currículo e Ensino de História Local, que se constituem categorias referenciais fundantes pelas compreensões de Barbosa, Bittencourt, Gabriel, Sacristán, Silva entre outros para o processo de análise das fontes e dados coletados à luz de uma pesquisa qualitativa com aporte metodológico da Análise de Conteúdo e da História Comparada. Por esse estudo, concluímos que o atual currículo da Licenciatura em História da UFBA pouco discute o Ensino História Local, apresentando uma abordagem mais conteudista sobre a História da Bahia. Quanto ao atual currículo da Licenciatura em História da UFOB, percebemos uma densidade maior para com o Ensino de História Local a partir de componentes obrigatórios e optativos, denominados com essa discussão, com ementas que se dedicam ao tema e referenciais bibliográficos igualmente em maior quantidade. Ademais, compreendemos que, apesar do protagonismo dedicado ao Ensino de História Local nas últimas décadas, ainda se faz necessário à sua ampliação tendo em vista a relevância para um contexto de ensino e de aprendizagem com consciência histórica mais eficazes e significativos para a formação docente e dos discentes.