CONSIDERAÇÕES A CERCA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103100 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 501 "inscrito_id" => 1936 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES A CERCA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Resumo: Os jogos pedagógicos são uma forma de abordar os conteúdos das aulas de geografia de forma lúdica, chamando a atenção do aluno para a aula por trazer algo diferente do cotidiano. Consequentemente, os jogos são uma ótima prática para incentivar os alunos a participarem das aulas e desenvolverem seu raciocínio geográfico, assim como aguçar seu pensamento crítico ao ser colocado em contraposição com as respostas dos colegas. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos bolsistas do PIBID na realização de um jogo feito com os alunos do 8º ano, na Escola Municipal União da Betânia, em Juiz de Fora - MG. A metodologia adotada foi de revisão bibliográfica em artigos acadêmicos que abordam o ensino de Geografia com a utilização de jogos pedagógicos. A prática realizada com os alunos consistiu em um jogo de verdadeiro ou falso com trinta e cinco perguntas, que abrangiam os conteúdos sistemas econômicos, globalização e aspectos econômicos de China e EUA. O objetivo foi avaliar os conhecimentos obtidos pelos estudantes nos últimos meses de aula, assim como estimulá-los a questionar e explanar suas dúvidas. A partir da atividade realizada, foi possível perceber como o aprendizado de geografia com jogos pode motivar os alunos a participarem mais das aulas e desenvolverem seu raciocínio, sendo também uma ótima forma de revisão dos conteúdos e de avaliar o conhecimento obtido pelos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1936_TB501_20112023111511.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA BRUNO DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Laura Bruno de" "autor_email" => "laura.bruno@estudante.ufjf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103100 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 501 "inscrito_id" => 1936 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES A CERCA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Resumo: Os jogos pedagógicos são uma forma de abordar os conteúdos das aulas de geografia de forma lúdica, chamando a atenção do aluno para a aula por trazer algo diferente do cotidiano. Consequentemente, os jogos são uma ótima prática para incentivar os alunos a participarem das aulas e desenvolverem seu raciocínio geográfico, assim como aguçar seu pensamento crítico ao ser colocado em contraposição com as respostas dos colegas. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos bolsistas do PIBID na realização de um jogo feito com os alunos do 8º ano, na Escola Municipal União da Betânia, em Juiz de Fora - MG. A metodologia adotada foi de revisão bibliográfica em artigos acadêmicos que abordam o ensino de Geografia com a utilização de jogos pedagógicos. A prática realizada com os alunos consistiu em um jogo de verdadeiro ou falso com trinta e cinco perguntas, que abrangiam os conteúdos sistemas econômicos, globalização e aspectos econômicos de China e EUA. O objetivo foi avaliar os conhecimentos obtidos pelos estudantes nos últimos meses de aula, assim como estimulá-los a questionar e explanar suas dúvidas. A partir da atividade realizada, foi possível perceber como o aprendizado de geografia com jogos pode motivar os alunos a participarem mais das aulas e desenvolverem seu raciocínio, sendo também uma ótima forma de revisão dos conteúdos e de avaliar o conhecimento obtido pelos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1936_TB501_20112023111511.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA BRUNO DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Laura Bruno de" "autor_email" => "laura.bruno@estudante.ufjf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }