O presente artigo busca, por meio de relatos de uma atividade desenvolvida no programa de Residência Pedagógica da Universidade Fluminense, compreender o impacto da atuação do educador no percurso de aprendizagem dos alunos. Com isso, partindo das premissas de Maurice Tardif, o qual aponta para a existência de distintos saberes no campo educacional, sendo eles: saberes pedagógicos; saberes curriculares; saberes disciplinares e saberes experienciais, o artigo reflete sobre a importância da coexistência de diferentes saberes nas aulas de História em turmas de 6° ano do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho. Sendo assim, o debate propiciado a partir da atuação dos residentes em contato com as inúmeras realidades dos estudantes da instituição, elucida questões relacionadas ao encontro dos conteúdos curriculares com os saberes cotidianos. Por fim, este trabalho analisa o ensino de história no ensino fundamental como um campo de desenvolvimento de conhecimentos que estão além daqueles disponibilizados em materiais didáticos, abrangendo então vivências por muitas vezes silenciadas e aspectos culturais que não recebem ênfase nos documentos educacionais brasileiros.