Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ONDE DESCARTAR PILHAS E BATERIAS AO FINAL DE SUA VIDA ÚTIL? DISCUTINDO A FINALIDADE DO DESCARTE CORRETO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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Podemos inferir que a Educação Ambiental está distante de cumprir o papel de formar cidadãos críticos que buscam lutar pelos seus direitos. Podemos assegurar que a experiência com o projeto contribuiu muito na nossa formação docente, pois nos possibilitou colocar em prática conteúdos que foram aprendidos teoricamente.Com o avanço da tecnologia há em nosso cotidiano cada vez mais aparelhos que necessitam de pilhas e baterias para funcionarem, por isso o descarte incorreto des" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2388_TB1452_21112023211420.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LUIZA VENTURINI PEDRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianaluiza2311@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103900 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1452 "inscrito_id" => 2388 "titulo" => "ONDE DESCARTAR PILHAS E BATERIAS AO FINAL DE SUA VIDA ÚTIL? 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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Com o avanço da tecnologia há em nosso cotidiano cada vez mais aparelhos que necessitam de pilhas e baterias para funcionarem, por isso o descarte incorreto destes dispositivos no final de sua vida útil merece atenção. Na decomposição, as pilhas e baterias, liberam metais pesados que podem contaminar o solo, a água e o ar. Assim, o presente trabalho é o relato de experiência do primeiro momento de uma oficina sobre o tema Eletroquímica elaborada e desenvolvida por graduandos do curso de Química Licenciatura que participam do Projeto Licenciando que visa incentivar à prática pedagógica aos cursos de Licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Campo Mourão/PR. No primeiro momento da oficina, desenvolvida com 31 alunos do segundo ano de uma escola pública, estes foram instigados a responderem à questão: Na sua opinião, qual é a maneira correta para o descarte de pilhas e baterias? Analisamos este material e com base nas respostas estabelecemos três categorias, sendo elas: Categoria 1- Pilhas (e baterias) devem ser separadas corretamente; Categoria 2- Pilhas como lixo eletrônico e Categoria 3 - Respostas insuficientes. Dentre as 31 respostas, 17 se enquadraram na Categoria 1, na Categoria 2 foram 8 respostas e 6 na Categoria 3. Podemos inferir que a Educação Ambiental está distante de cumprir o papel de formar cidadãos críticos que buscam lutar pelos seus direitos. Podemos assegurar que a experiência com o projeto contribuiu muito na nossa formação docente, pois nos possibilitou colocar em prática conteúdos que foram aprendidos teoricamente.

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