Este trabalho apresenta um estudo realizado junto aos alunos do Ensino Fundamental - 4º ao 9º ano - da Escola Municipal Dr. José Themio Bezerra, no município de Beberibe-CE, e versa sobre uma pesquisa que teve como objetivo identificar se os alunos tinham conhecimento sobre a existência de cientistas afrodescendentes. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento onde buscou-se identificar se os alunos conheciam cientistas afrodescendentes e, em caso negativo, conhecer e as razões para um possível falta de conhecimento dos alunos sobre a presença de cientistas negros. Com base nos resultados, foi desenvolvido um jogo pedagógico, o qual destacou cientistas afrodescendentes e suas contribuições à ciência. Com o jogo, buscou-se contribuir para o conhecimento dos estudantes sobre os cientistas supracitado. O jogo criado foi o da memória e foi aplicado durante o intervalo das aulas, proporcionando uma experiência interativa e envolvente. Os resultados indicaram que abordagens lúdicas é um instrumento válido já que estimula o interesse dos alunos pelo tema. O projeto considerou que o "jogo da memória com cientistas afrodescendentes" é uma das ferramentas eficazes para ensinar sobre diversidade científica.