Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISADORES AFRODESCENDENTES PARA A CIÊNCIA: O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE VISIBILIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102623
    "edicao_id" => 318
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 296
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISADORES AFRODESCENDENTES PARA A CIÊNCIA: O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE VISIBILIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo realizado junto aos alunos do Ensino Fundamental - 4º ao 9º ano - da Escola Municipal Dr. José Themio Bezerra, no município de Beberibe-CE, e versa sobre uma pesquisa que teve como objetivo identificar se os alunos tinham conhecimento sobre a existência de cientistas afrodescendentes. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento onde buscou-se identificar se os alunos conheciam cientistas afrodescendentes e, em caso negativo, conhecer e as razões para um possível falta de conhecimento dos alunos sobre a presença de cientistas negros. Com base nos resultados, foi desenvolvido um jogo pedagógico, o qual destacou cientistas afrodescendentes e suas contribuições à ciência. Com o jogo, buscou-se contribuir para o conhecimento dos estudantes sobre os cientistas supracitado. O jogo criado foi o da memória e foi aplicado durante o intervalo das aulas, proporcionando uma experiência interativa e envolvente. Os resultados indicaram que abordagens lúdicas é um instrumento válido já que estimula o interesse dos alunos pelo tema. O projeto considerou que o "jogo da memória com cientistas afrodescendentes" é uma das ferramentas eficazes para ensinar sobre diversidade científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID296_TB64_13122023204915.pdf"
    "created_at" => "2024-01-23 08:56:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL DA SILVA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Samuel"
    "autor_email" => "samuel.silva.ceara86@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)  Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica"
    "edicao_evento" => """
      XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n
      Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica
      """
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-23"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57"
    "publicacao_id" => 104
    "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA"
    "publicacao_codigo" => "2318-6720"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102623
    "edicao_id" => 318
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 296
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISADORES AFRODESCENDENTES PARA A CIÊNCIA: O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE VISIBILIDADE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo realizado junto aos alunos do Ensino Fundamental - 4º ao 9º ano - da Escola Municipal Dr. José Themio Bezerra, no município de Beberibe-CE, e versa sobre uma pesquisa que teve como objetivo identificar se os alunos tinham conhecimento sobre a existência de cientistas afrodescendentes. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento onde buscou-se identificar se os alunos conheciam cientistas afrodescendentes e, em caso negativo, conhecer e as razões para um possível falta de conhecimento dos alunos sobre a presença de cientistas negros. Com base nos resultados, foi desenvolvido um jogo pedagógico, o qual destacou cientistas afrodescendentes e suas contribuições à ciência. Com o jogo, buscou-se contribuir para o conhecimento dos estudantes sobre os cientistas supracitado. O jogo criado foi o da memória e foi aplicado durante o intervalo das aulas, proporcionando uma experiência interativa e envolvente. Os resultados indicaram que abordagens lúdicas é um instrumento válido já que estimula o interesse dos alunos pelo tema. O projeto considerou que o "jogo da memória com cientistas afrodescendentes" é uma das ferramentas eficazes para ensinar sobre diversidade científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID296_TB64_13122023204915.pdf"
    "created_at" => "2024-01-23 08:56:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL DA SILVA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Samuel"
    "autor_email" => "samuel.silva.ceara86@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)  Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica"
    "edicao_evento" => """
      XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n
      Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica
      """
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-23"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57"
    "publicacao_id" => 104
    "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA"
    "publicacao_codigo" => "2318-6720"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo realizado junto aos alunos do Ensino Fundamental - 4º ao 9º ano - da Escola Municipal Dr. José Themio Bezerra, no município de Beberibe-CE, e versa sobre uma pesquisa que teve como objetivo identificar se os alunos tinham conhecimento sobre a existência de cientistas afrodescendentes. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento onde buscou-se identificar se os alunos conheciam cientistas afrodescendentes e, em caso negativo, conhecer e as razões para um possível falta de conhecimento dos alunos sobre a presença de cientistas negros. Com base nos resultados, foi desenvolvido um jogo pedagógico, o qual destacou cientistas afrodescendentes e suas contribuições à ciência. Com o jogo, buscou-se contribuir para o conhecimento dos estudantes sobre os cientistas supracitado. O jogo criado foi o da memória e foi aplicado durante o intervalo das aulas, proporcionando uma experiência interativa e envolvente. Os resultados indicaram que abordagens lúdicas é um instrumento válido já que estimula o interesse dos alunos pelo tema. O projeto considerou que o "jogo da memória com cientistas afrodescendentes" é uma das ferramentas eficazes para ensinar sobre diversidade científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.