Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre o brincar no desenvolvimento infantil, tais recursos são capazes de contribuir no processo de desenvolvimento social, físico e cognitivo das crianças. Os Jogos e as brincadeiras não devem ser vistos apenas como atividades relacionadas à recreação, mas também como uma opção metodológica no processo de aquisição do conhecimento. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo analisar a importância do brincar na educação infantil. Atividade principal da criança e que possibilita a esta expressar seus sentimentos, emoções, criar e recriar, além de ser uma prática atrativa e divertida. Através dos jogos e brincadeiras, a criança conhece a si mesma, o meio em que vive e as pessoas com as quais convive, são atividades que contribuem com o desenvolvimento da criança e possibilitam que ela interaja e sinta prazer em aprender. O artigo parte de uma revisão bibliográfica para tecer sua discussão e permitir indagar sobre possíveis contribuições compatíveis e articuladas entre as teorias, fundamentamo-nos em autores como Piaget, vygostky e Winnicott. Dentre os resultados, identificamos que os jogos e brincadeiras são instrumentos de grande relevância para o desenvolvimento da criança e não é apenas uma questão de diversão, mas também de educação, construção, socialização e desenvolvimento de suas potencialidades. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, Jogos, Brincadeiras. Aprendizagem.