Buscamos estabelecer aproximações entre a TAS, a argumentação e questões sociocientíficas, identificar paralelos entre os seus parâmetros teóricos, como elas colaboram mutuamente e potencializam a aprendizagem de conceitos científicos. Para esse objetivo, consideramos os parâmetros ausubelianos, priorizando o conhecimento prévio, as relações entre eles e as novas informações a partir da diferenciação progressiva e da reconciliação integradora. Sobre à argumentação, seguimos os princípios estabelecidos por Leitão e De Chiaro para os movimentos argumentativos, com base no argumento, contra-argumento e resposta, suas justificativas científicas. Às questões sociocientíficas, adotamos a definição de Sá quanto à forma como podem ser aplicadas em aulas de ciências, baseado nas teorias e apropriações sociocientíficas na construção de significados e compreensão do conceito. Ao focar nesses princípios, identificamos potencialidades a serem exploradas e destacamos aproximações entre as perspectivas teóricas no ensino de ciências, relevantes na construção de significados e aplicações diante das relações apontadas.