Estudo realizado no Projeto de Extensão: Programa de Atualização/Formação Didática-Epistemológica para Professores na área de Ensino de Ciências e Matemática (Edital PIAEXT- 01/2019) que analisa as implicações do processo de produção colaborativa de professores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação no âmbito de um curso que trata da elaboração/uso de três propostas didáticas que procura articular teoria e prática. Os aportes epistemológicos são História da Matemática, Educação Financeira e Educação Inclusiva, nesta ordem para o ensino de derivada, de tomadas de decisões financeiras, de expressões e equações algébricas para alunos surdos; já o aporte pedagógico das propostas será o mesmo, o marco ausubeliano. O aporte metodológico quanto à abordagem e tipicidade metodológica remete a Pesquisa Qualitativa e a Pesquisa-ação. Portanto, se recorre a elaboração/uso de recursos didáticos em termos epistemológicos e pedagógicos baseados no marco ausubeliano para ressignificar a docência a partir do papel da articulação entre teoria e prática.