Este trabalho relata a experiência vivenciada a partir de uma oficina sobre o uso do Teatro Científico no Ensino de Química contextual, com objetivo de promover formação continuada com uso de improvisação teatral para professores da Educação Básica no munícipio de Acaraú, Ceará, Brasil. Participaram 14 professores, sendo 5 de Artes, 8 de Química e 1 de Ciências. O aporte teórico fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1982). Apresenta abordagem qualitativa tipo exploratória e descritiva, com observação e ideias participativas. A formação dos professores pautou-se no sentido de valorizar e evidenciar aspectos e dimensões que correspondem tanto a atividade docente quanto científica, com ênfase para o ensino de Química, tais como: experiências lúdicas e criativas, fundadas na sensibilidade, nas emoções e na promoção de conhecimentos significativos por meio da argumentação e narrativas. A experiência apresentada buscou facilitar os conhecimentos interdisciplinares, socialização entre pares e aperfeiçoar as práticas docentes.