Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM USO DE TEATRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Painel: Relatos de Experiência
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102465
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM USO DE TEATRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho relata a experiência vivenciada a partir de uma oficina sobre o uso do Teatro Científico no Ensino de Química contextual, com objetivo de promover formação continuada com uso de improvisação teatral para professores da Educação Básica no munícipio de Acaraú, Ceará, Brasil. Participaram 14 professores, sendo 5 de Artes, 8 de Química e 1 de Ciências. O aporte teórico fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1982). Apresenta abordagem qualitativa tipo exploratória e descritiva, com observação e ideias participativas. A formação dos professores pautou-se no sentido de valorizar e evidenciar aspectos e dimensões que correspondem tanto a atividade docente quanto científica, com ênfase para o ensino de Química, tais como: experiências lúdicas e criativas, fundadas na sensibilidade, nas emoções e na promoção de conhecimentos significativos por meio da argumentação e narrativas. A experiência apresentada buscou facilitar os conhecimentos interdisciplinares, socialização entre pares e aperfeiçoar as práticas docentes."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Painel: Relatos de Experiência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID116_TB44_07102023173627.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDAURO DA COSTA PEREIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "LINDAURO JÚNIOR"
    "autor_email" => "lindaurocosta37@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102465
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 44
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM USO DE TEATRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho relata a experiência vivenciada a partir de uma oficina sobre o uso do Teatro Científico no Ensino de Química contextual, com objetivo de promover formação continuada com uso de improvisação teatral para professores da Educação Básica no munícipio de Acaraú, Ceará, Brasil. Participaram 14 professores, sendo 5 de Artes, 8 de Química e 1 de Ciências. O aporte teórico fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1982). Apresenta abordagem qualitativa tipo exploratória e descritiva, com observação e ideias participativas. A formação dos professores pautou-se no sentido de valorizar e evidenciar aspectos e dimensões que correspondem tanto a atividade docente quanto científica, com ênfase para o ensino de Química, tais como: experiências lúdicas e criativas, fundadas na sensibilidade, nas emoções e na promoção de conhecimentos significativos por meio da argumentação e narrativas. A experiência apresentada buscou facilitar os conhecimentos interdisciplinares, socialização entre pares e aperfeiçoar as práticas docentes."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Painel: Relatos de Experiência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID116_TB44_07102023173627.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDAURO DA COSTA PEREIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "LINDAURO JÚNIOR"
    "autor_email" => "lindaurocosta37@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho relata a experiência vivenciada a partir de uma oficina sobre o uso do Teatro Científico no Ensino de Química contextual, com objetivo de promover formação continuada com uso de improvisação teatral para professores da Educação Básica no munícipio de Acaraú, Ceará, Brasil. Participaram 14 professores, sendo 5 de Artes, 8 de Química e 1 de Ciências. O aporte teórico fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1982). Apresenta abordagem qualitativa tipo exploratória e descritiva, com observação e ideias participativas. A formação dos professores pautou-se no sentido de valorizar e evidenciar aspectos e dimensões que correspondem tanto a atividade docente quanto científica, com ênfase para o ensino de Química, tais como: experiências lúdicas e criativas, fundadas na sensibilidade, nas emoções e na promoção de conhecimentos significativos por meio da argumentação e narrativas. A experiência apresentada buscou facilitar os conhecimentos interdisciplinares, socialização entre pares e aperfeiçoar as práticas docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.