Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGAÇÃO DO SOM

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102441
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 79
    "titulo" => "CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGAÇÃO DO SOM"
    "resumo" => "Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, este trabalho investigou as concepções prévias dos estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Maria/RS sobre as características da propagação do som a partir da aplicação de um questionário que consistiu no segundo passo de uma UEPS sobre Ondas sonoras. Os resultados indicaram que os estudantes apresentavam alguns subsunçores desejáveis sobre os conceitos abordados, mas seus conhecimentos não davam conta de explicar corretamente os conhecimentos científicos referentes ao assunto. A identificação das concepções prévias e o mapeamento dos subsunçores dos estudantes contribuiu para nortear as demais atividades que foram propostas na UEPS, visto que suas atividades são organizadas em modo crescente de complexidade do conhecimento, que busca favorecer a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos. Por fim enfatizamos que o instrumento utilizado é um importante recurso didático neste sentido."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID79_TB12_18122023165829.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => "2024-02-09 14:49:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL KREY GARCIA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL  KREY"
    "autor_email" => "ikrey69@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102441
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 79
    "titulo" => "CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA PROPAGAÇÃO DO SOM"
    "resumo" => "Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, este trabalho investigou as concepções prévias dos estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Maria/RS sobre as características da propagação do som a partir da aplicação de um questionário que consistiu no segundo passo de uma UEPS sobre Ondas sonoras. Os resultados indicaram que os estudantes apresentavam alguns subsunçores desejáveis sobre os conceitos abordados, mas seus conhecimentos não davam conta de explicar corretamente os conhecimentos científicos referentes ao assunto. A identificação das concepções prévias e o mapeamento dos subsunçores dos estudantes contribuiu para nortear as demais atividades que foram propostas na UEPS, visto que suas atividades são organizadas em modo crescente de complexidade do conhecimento, que busca favorecer a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos. Por fim enfatizamos que o instrumento utilizado é um importante recurso didático neste sentido."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV194_MD1_ID79_TB12_18122023165829.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => "2024-02-09 14:49:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL KREY GARCIA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL  KREY"
    "autor_email" => "ikrey69@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

Fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, este trabalho investigou as concepções prévias dos estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Maria/RS sobre as características da propagação do som a partir da aplicação de um questionário que consistiu no segundo passo de uma UEPS sobre Ondas sonoras. Os resultados indicaram que os estudantes apresentavam alguns subsunçores desejáveis sobre os conceitos abordados, mas seus conhecimentos não davam conta de explicar corretamente os conhecimentos científicos referentes ao assunto. A identificação das concepções prévias e o mapeamento dos subsunçores dos estudantes contribuiu para nortear as demais atividades que foram propostas na UEPS, visto que suas atividades são organizadas em modo crescente de complexidade do conhecimento, que busca favorecer a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos. Por fim enfatizamos que o instrumento utilizado é um importante recurso didático neste sentido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.