Num contexto de desenvolvimento de tecnologias para as mídias digitais e da cultura “Nerd” ou “Geek”, um grupo de professores e estudantes de uma universidade pública foi desafiado a realizar um evento, posteriormente fomentado com recursos do CNPq./MCTIC. A proposta trazia em seu escopo o estímulo ao estudo de três conceitos-chave da área de Comunicação: cultura participatória, inteligência coletiva e interatividade. O objetivo geral da proposta de experimento foi realizar um grande evento e inserí-lo na grade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todas as práticas foram alicerçadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, por meio da aprendizagem ativa e por experimentação e no Modelo Pedagógico da Aprendizagem Baseada em Projetos. As referências teóricas foram Bacich e Moran (2018), Bender (2014), Martino (2014), Moreira (2006), Silva e Behar (2021) e Valadares e Moreira (2009), com o suporte prático do manual do Buck Institute for Education (2008). Os resultados ultrapassaram as metas qualitativas e quantitativas estabelecidas gerando grande repercussão nas vidas pessoais e acadêmicas dos envolvidos. Aproximadamente 10.000 pessoas foram alcançadas.