O presente trabalho consiste em um relato de experiência acerca de uma intervenção realizada por discentes do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, Unidade Educacional Palmeira dos Índios - UFAL. A referida atividade foi executada em agosto de 2022, no Centro Especializado em Reabilitação - Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFIMA), durante o período de estágio básico, que é um componente curricular obrigatório de suma importância para a articulação entre a teoria e a prática profissional dos estudantes. Assim, buscou-se realizar a estimulação de respostas cognitivas, como atenção, percepção, organização e memória, além de promover ânimo, afeto, comunicação e interação social entre os idosos participantes do Grupo de Estimulação Cognitiva, por meio da musicalização. Nesse sentido, de acordo com a neurociência, o cérebro pode alterar a sua estrutura física (neuroplasticidade), quando exposto a atividades estimulantes. Logo, se realizadas atividades musicais com frequência, além de promover ligações emocionais, será possível também desenvolver as habilidades motoras, linguísticas e cognitivas, que podem já estar desgastadas devido alguma enfermidade. Sendo assim, considerando os benefícios da música, a execução desta atividade de estágio foi extremamente enriquecedora, principalmente por fortalecer vínculos e possibilitar o resgate das memórias afetivas por meio das músicas e palavras. Cada história, lembranças e sentimentos, falavam um pouco sobre os que ali estavam, se caracterizando, como uma atividade promotora de saúde mental, imprescindível no processo de envelhecimento.