Artigo Anais do X CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O ENVELHECIMENTO: AS MEMÓRIAS ESCOLARES DE PESSOAS IDOSAS (PIS) COMO ACERVO VIVO

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Publicado em 20 de dezembro de 2023

Resumo

Frequentemente nos deparamos com indivíduos que experienciaram ou ainda vivenciam aversão à Matemática, muitas vezes originada durante a infância e perpetuada posteriormente por fatores culturais e educacionais. Esse fenômeno é exacerbado quando o ambiente escolar, ao invés de dissipar preconceitos enraizados, acaba segregando esses sentimentos, contribuindo para um cenário de medo e estagnação em relação ao conhecimento, que reflete tanto nas gerações jovens quanto nas pessoas idosas (PIs), demandando abordagens educacionais que reintegrem e incluam esse grupo em diferentes contextos sociais a partir de mudanças conceituais, procedimentais e atitudinais. Nesse contexto, o ensino de Matemática surge como ferramenta importante, embora seja também um foco de aversão sobretudo para as PIs. A compreensão da Matemática como um conhecimento interativo e formativo pode auxiliar na leitura crítica do cotidiano e da educação, promovendo sua inclusão e protagonismo social, uma vez que a ressignificação do ensino de Matemática é facilitada pelo diálogo aberto e democrático, bem como pela valorização da memória social. Assim, essa pesquisa de natureza etnográfica, ainda em andamento, resultado de um recorte mais amplo em nível de doutoramento foca na observação participante e na coleta de dados por meio de questionários e entrevistas em grupos focais com PIs, atores-chave do estudo, de uma Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). O objetivo é compreender a complexa relação entre memórias escolares, saberes matemáticos e práticas sociais por PIs, visando contribuir para uma educação inclusiva e uma perspectiva humanista da Matemática. Meio pelo qual, têm-se verificado o poder das lembranças, enquanto representações sociais vivas e em pleno movimento da escola de ontem, como ferramenta para repensar a estrutura e a organização do futuro das salas de aula.

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