Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ATELIÊS BIOGRÁFICOS: CONSTRUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES EM ESCOLAS DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100927
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8537
    "inscrito_id" => 16547
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ATELIÊS BIOGRÁFICOS: CONSTRUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES EM ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "O presente artigo é um recorte de pesquisa em nível de doutorado em educação, discute como os Ateliês biográficos podem contribuir com a formação continuada de professores, na construção e mobilização de saberes em escolas do Campo. Tem como objetivo geral, discutir sobre a formação continuada na escola como espaço de mobilização e construção de saberes, partir das narrativas de professores sobre suas práticas pedagógicas do e no campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na abordagem narrativa, tendo como instrumentais os ateliês biográficos e diários. Discorreu-se em um primeiro momento sobre a abordagem narrativa e os ateliês biográficos como forma de pesquisa formação de professor(a)s do Campo, em seguida, versou-se sobre a formação continuada como elo articulador de uma prática pedagógica cotidiana em escolas do Campo, refletindo sobre construção e mobilização de saberes frente a esse processo. Em seguida, ampliou-se a discussão sobre os princípios formativos de professor(a)s em Escolas do Campo, superando a ideia da escola somente como executora ações e projetos a serem desenvolvidos. Nas considerações finais retomou-se ao pensamento inicial sobre os saberes nas formações continuadas frente a realização dos ateliês biográficos, como um dispositivo na construção de diálogos coletivos dentro da comunidade escolar, possibilitando um processo reflexivo pessoal e coletivo de professor (a)s sobre o cotidiano, procurando ainda, entender e refletir sobre sua prática pedagógica, promovendo momentos que conduzam ao conhecimento das especificidades das escolas do campo, para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre seu trabalho e seus saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16547_TB8537_20112023153217.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEYLA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "Keyla Machado"
    "autor_email" => "keylacrissmachado@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100927
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8537
    "inscrito_id" => 16547
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ATELIÊS BIOGRÁFICOS: CONSTRUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES EM ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "O presente artigo é um recorte de pesquisa em nível de doutorado em educação, discute como os Ateliês biográficos podem contribuir com a formação continuada de professores, na construção e mobilização de saberes em escolas do Campo. Tem como objetivo geral, discutir sobre a formação continuada na escola como espaço de mobilização e construção de saberes, partir das narrativas de professores sobre suas práticas pedagógicas do e no campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na abordagem narrativa, tendo como instrumentais os ateliês biográficos e diários. Discorreu-se em um primeiro momento sobre a abordagem narrativa e os ateliês biográficos como forma de pesquisa formação de professor(a)s do Campo, em seguida, versou-se sobre a formação continuada como elo articulador de uma prática pedagógica cotidiana em escolas do Campo, refletindo sobre construção e mobilização de saberes frente a esse processo. Em seguida, ampliou-se a discussão sobre os princípios formativos de professor(a)s em Escolas do Campo, superando a ideia da escola somente como executora ações e projetos a serem desenvolvidos. Nas considerações finais retomou-se ao pensamento inicial sobre os saberes nas formações continuadas frente a realização dos ateliês biográficos, como um dispositivo na construção de diálogos coletivos dentro da comunidade escolar, possibilitando um processo reflexivo pessoal e coletivo de professor (a)s sobre o cotidiano, procurando ainda, entender e refletir sobre sua prática pedagógica, promovendo momentos que conduzam ao conhecimento das especificidades das escolas do campo, para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre seu trabalho e seus saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16547_TB8537_20112023153217.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEYLA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "Keyla Machado"
    "autor_email" => "keylacrissmachado@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo é um recorte de pesquisa em nível de doutorado em educação, discute como os Ateliês biográficos podem contribuir com a formação continuada de professores, na construção e mobilização de saberes em escolas do Campo. Tem como objetivo geral, discutir sobre a formação continuada na escola como espaço de mobilização e construção de saberes, partir das narrativas de professores sobre suas práticas pedagógicas do e no campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na abordagem narrativa, tendo como instrumentais os ateliês biográficos e diários. Discorreu-se em um primeiro momento sobre a abordagem narrativa e os ateliês biográficos como forma de pesquisa formação de professor(a)s do Campo, em seguida, versou-se sobre a formação continuada como elo articulador de uma prática pedagógica cotidiana em escolas do Campo, refletindo sobre construção e mobilização de saberes frente a esse processo. Em seguida, ampliou-se a discussão sobre os princípios formativos de professor(a)s em Escolas do Campo, superando a ideia da escola somente como executora ações e projetos a serem desenvolvidos. Nas considerações finais retomou-se ao pensamento inicial sobre os saberes nas formações continuadas frente a realização dos ateliês biográficos, como um dispositivo na construção de diálogos coletivos dentro da comunidade escolar, possibilitando um processo reflexivo pessoal e coletivo de professor (a)s sobre o cotidiano, procurando ainda, entender e refletir sobre sua prática pedagógica, promovendo momentos que conduzam ao conhecimento das especificidades das escolas do campo, para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre seu trabalho e seus saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.