O trabalho é de natureza qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso, e tem como objetivo analisar como a equipe gestora do ensino fundamental percebe o uso das avaliações externas na elaboração de políticas educacionais no município de Itabuna/ BA. Considerando o objetivo proposto, foram utilizados como instrumento de coleta de dados: questionário online, entrevista semiestruturada e análise de documentos. Tais documentos foram os relatórios de avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação de Itabuna produzidos nos anos de 2017, 2020 e 2022. A amostra da pesquisa é constituída por 04 participantes: dois gestores escolares de escolas de ensino fundamental da rede municipal de educação de Itabuna/BA, e dois servidores/técnicos do Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação. Como técnica de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo técnica que preleciona o processo de interpretação dos dados em três fases: pré-análise; exploração do material e, tratamento e interpretação dos resultados. A pesquisa encontra-se em andamento e os resultados preliminares nos permite depreender que a equipe gestora compreende a avaliação externa como instrumento de diagnóstico.