Analisa-se a dinâmica de utilização das TDICS (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) pelos jovens estudantes do ensino médio inseridos no ambiente educacional da era digital. Tempo de uso diário dos aparelhos digitais, tempo de leitura de livros/textos digitais ou não e formas de aprendizado/estudo na escola e em casa, foram algumas das dimensões ponderadas em uma pesquisa de campo realizada no ano de 2014 e seus resultados emergem da combinação de dados construídos a partir da observação direta e da aplicação de questionários. Assim, o presente estudo desenvolve-se a partir da seguinte questão norteadora: como os estudantes do ensino médio, imersos nas Novas Tecnologias Digitais, interagem com um ambiente escolar permeada pela cultura do letramento? Dessa forma, ressalta-se que a escola, como tecnologia de época, dispõe de dispositivos pedagógicos antagônicos com a realidade dos jovens estudantes do século XXI (SIBILIA, 2012). Conclui-se, então, que há uma discrepância no ambiente escolar no uso das TDICS: uma escola caracterizada pelo letramento “tradicional” e um público de jovens estudantes imersos em um mundo virtual marcado, sobretudo, pela diversão.