O presente artigo é um recorte da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se dos resultados da pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar a relação entre a melhoria da qualidade da educação e a atuação dos conselhos escolares da Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN. Desenvolvemos a análise dos documentos que tratam de legislação local e atas das reuniões dos conselhos escolares de duas escolas que foram selecionadas pelo do índice do Ideb, sendo uma abaixo da média e outra acima da média do município. Nossas análises foram fundamentadas em autores como: BORDENAVE (1994), DEMO (2003:09), LÜCK (1998:10), PARO (1994), DOURADO (2010) e ANTUNES (2002) estudiosos que discutem a participação social e a gestão democrática da escola pública como uma conquista e como instrumentos de ampliação da cidadania e da qualidade da educação. A análise das atas das reuniões indica quatro pontos importantes: a) o nível de envolvimento e comprometimento nas ações ocorre com maior intensidade nos segmentos de diretores e professores; b) a qualidade dos assuntos tratados nos Conselhos Escolares tem repercussão na qualidade da prática coletiva; c) a mobilização, valorização e conhecimento sobre os assuntos da escola podem envolver todos os segmentos; e d) os Conselhos Escolares são espaços de educação para a democracia. Os resultados apontam o fato de que a formação de conselheiros é o maior desafio para uma melhor atuação por meio da participação constante e do engajamento das atividades realizadas. Portanto, a formação de conselheiros contribui para a melhoria da educação.