Nossa pesquisa compõe um dos vários subprojetos que ora encontram-se em desenvolvimento, integrados ao projeto Políticas Públicas e Educação da Infância em Goiás: história, concepções, projetos e práticas,desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC) da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás, Brasil. Investigamos o cenário que se delineia em torno das políticas públicas de educação da primeira infância subsidiadas pelo Banco Mundial, a partir dos anos noventa. Realizamos uma reflexão crítica, buscando compreender as orientações conceituais e políticas do Banco Mundial quanto à educação primeira infância, presentes nos Documentos Setoriais de Educação de 1995 e 2000. Com base em uma perspectiva sócio-histórico-dialética, desenvolvemos uma pesquisa documental e bibliográfica. A educação da primeira infância vem ocupando espaço na agenda do Banco Mundial, desde os anos noventa, monitorada pela visão economicista que fundamenta suas políticas globais, setoriais, especialmente as políticas educacionais, pautada em preceitos econômicos e na redução dos gastos públicos, incorporada como componente dos projetos financiados, muitas vezes através de programas alternativos informais de baixo custo.