Diante do processo de globalização a tecnologia se tornou um instrumento do desenvolvimento, e a mesma, tem facilitado às relações interpessoais seja no campo profissional ou pessoal. Educar diante dessas novas exigências, significa integrar conhecimentos já existentes aos novos, modificando-os e estabelecendo relações. A inclusão digital se tornou importante em nossa vida cotidiana, principalmente no ramo da educação. Para muitos educadores se tornou um desafio. Capacitações são feitas para que os professores percam o medo, e incluam essa ferramenta na sua prática metodológica. Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise sobre o processo de ensino-aprendizagem e a aplicação efetiva dos recursos tecnológicos, por parte dos educadores capacitados pelo o Projeto PROUCA- Programa Um Computador por Aluno. A metodologia se fundamenta principalmente na abordagem qualitativa, com delineamento descritivo, que nos levou a uma discussão sobre a problemática de inclusão digital no processo de ensino e aprendizagem através da opinião de diversos autores, e entrevistas semi-estruturadas para verificar o refluxo da formação dos professores no Projeto UCA na prática docente, além de identificar as causas do uso ou não da utilização dos recursos tecnológicos na prática pedagógica; Essa pesquisa buscou contribuir para destacar a importância do PROUCA no processo de informatização como possibilidade de ampliar as condições para o uso do laptop, como prática necessária dos educadores das redes de ensino público, além de criar uma discussão sobre a relação entre o saber e o fazer docente.